Como está o homem que recebeu coração de porco?

Perguntado por: ifigueiredo8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O americano David Bennett, de 57 anos, morreu em março deste ano por insuficiência cardíaca, não por rejeição do coração de porco transplantado que recebeu.

1): 26-26, Jun., 2021. FUNDAMENTO A sobrevida média do paciente adulto após transplante cardíaco é de 11 anos. A taxa melhorou expressivamente nas últimas décadas, sendo superior a 85% no primeiro ano.

No primeiro Decodificando o DNA de 2022, a professora Mayana Zatz conta a história de um paciente vivo submetido a um transplante inédito de coração de porco. O procedimento foi feito no dia 7 de janeiro deste ano por uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Transplante de cabeça funciona? Como vimos, esse procedimento ainda não foi realizado em seres humanos vivos. O transplante já foi feito em um macaco, que sobreviveu e não apresentou nenhuma lesão neurológica. Porém, por questões éticas, ele foi sacrificado 20 horas após a cirurgia.

Em 1964, o cirurgião americano James Hardy realizou o primeiro transplante cardíaco ao transplantar o coração de um chimpanzé (isso mesmo! A primeira tentativa de transplante cardíaco do mundo foi através de um doador que se tratava de um chimpanzé.

Em 26 de março de 1968, o Professor E. J. Zerbini, de forma pioneira no Brasil e na América do Sul, realizou em humano, em São Paulo, o primeiro transplante cardíaco homólogo ortotópico com sucesso. Delmont Bittencourt foi o cirurgião que retirou o coração do doador.

Como é feita a cirurgia

  1. Anestesiar o paciente no bloco operatório;
  2. Fazer um corte no peito do paciente, ligando-o a uma máquina de coração-pulmão, que durante a cirurgia vai ajudar a bombear o sangue;
  3. Remover o coração fraco e colocar o coração do doador no local, suturando-o;
  4. Fechar o tórax, fazendo uma cicatriz.

Contexto desse tipo de procedimento
Um dos animais mais promissores para o procedimento é o porco. Isso porque anatomicamente órgãos deles, como fígado, coração e rins, são muito parecidos com os nossos. Além disso, os porcos chegam à fase adulta mais rápido que outros animais.

A partir de dados disponíveis desde a primeira gravidez em receptora de transplante renal em 1958 1, é evidente que a reprodução após transplante de órgãos é possível. O de- sejo de engravidar é comum e normal em mulheres em idade de procriar, incluindo receptoras de transplante cardíaco.

O transplante de coração pode causar infecções, por isso a internação é necessária. Mesmo após o retorno para a casa é necessário ter cautela. Pode acontecer do organismo rejeitar o novo coração, por isso, os pacientes transplantados devem fazer uso de medicamentos para manter a imunidade do organismo baixa.

David Bennett, que sofria de cardiopatia grave terminal, sobreviveu por dois meses após a cirurgia nos Estados Unidos. Mas seu estado de saúde começou a se deteriorar alguns dias atrás, disseram seus médicos em Baltimore, e o homem de 57 anos morreu nesta terça-feira (8/3).

Os valores unitários básicos da tabela do SUS, para cada categoria de transplante, estão listados a seguir: Coração: R$ 37.052,69. Fígado doador falecido: R$ 68.838,89.

Porco Doméstico: 15 – 20 anos

No Brasil, não é permitido o transplante de nenhum outro órgão, como por exemplo: pênis, útero, mão e outras partes do corpo humano.

Essas pequenas crostas vão cair por volta de 7 a 10 dias após o procedimento de transplante capilar. O cabelo transplantado parece crescer, mas logo se desprende do couro cabeludo, mas as raízes permanecem em estado dormente por 10 a 14 semanas, quando os novos cabelos começam a crescer.

Cuidados para dormir
O paciente deve dormir em posição semi-sentado (45 graus) durante os três dias subsequentes ao procedimento cirúrgico. Esse cuidado evita a formação de edema, mas caso ocorra, é preciso fazer compressas frias e elevar a cabeça até que desapareça.

Ele se aposentou como chefe do Departamento de Cirurgia Cardiotorácica na Cidade do Cabo em 1983, após desenvolver artrite reumatóide em suas mãos, o que encerrou sua carreira cirúrgica.

São Cosme e São Damião fizeram a amputação de pernas seguida de um transplante. O paciente voltou a ter as duas pernas, agora com uma de cada cor. Através deste procedimento de sucesso, os santos tornaram-se padroeiros dos transplantes.

O transplante de pulmão é uma intervenção cirúrgica que substitui um pulmão doente por outro saudável. Só há indicação para essa operação quando o órgão está em falência e não consegue fornecer a quantidade de oxigênio necessária para o pleno funcionamento do organismo.