Como está o bebê que nasceu com aparência de velho?

Perguntado por: eesteves . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Aconteceu em Magura, no Bangladesh e, apesar de não ter exatamente os mesmos contornos, está já a ser comparado ao filme "O Estranho Caso de Benjamin Button". Um bebé nasceu com rugas no rosto, corpo encolhido e olhos encovados. Trata-se de uma doença rara que faz com que o recém-nascido se pareça com um idoso.

Esse é o caso de Sammy Basso, de 25 anos. Ele é portador da síndrome de Hutchinson-Gilford. Cientista, Sammy é formado em Biologia Molecular pela Universidade de Pádua, na Itália. O jovem dedica a vida a estudar a sua doença e outras mutações genéticas que acometem pessoas pelo mundo.

Síndrome de Hutchinson-Gilford. É uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A palavra progeria é derivada do grego e significa "prematuramente velho".

Syndrome de Werner
Transtorno autossômico recessivo, causando envelhecimento prematuro em adultos, caracterizado por alterações cutâneas esclerodérmicas, catarata, calcificação subcutânea, atrofia muscular, tendência a diabetes mellitus, aparência idosa do rosto, calvície e uma alta incidência de doenças neoplásicas.

Priorizar a vacinação: uma das características da progeria é o sistema imunológico deficiente. Portanto, é importante vacinar a criança para evitar infecções. Incentivar a alimentação e hidratação em pequenas porções, pois a falta de apetite e a desidratação podem se manifestar com a síndrome.

Atualmente existem 400 pessoas que vivem com a condição e que são estudadas pelo Progéria Research Foundation, nos Estados Unidos, em todo o mundo. No Brasil, além das gêmeas, eles acompanham outros sete casos.

Quando o paciente apresenta essa condição, apesar de ainda estar nos primeiros anos da infância e da adolescência, ele sofre com problemas de saúde relacionados à idade avançada, e sua aparência exterior é afetada, podendo apresentar pele fina e sensível, além de rugas, queda de cabelo e sobrancelhas.

A síndrome de Hutchinson-Gilford (HGPS) conhecida também, por algumas pessoas, como doença de “Benjamin Button” (em homenagem ao filme 'O Curioso Caso de Benjamin Button'), é uma doença estritamente genética rara e fatal. Ela foi estudada em 1886 pelo médico inglês Sir. Jonathan Hutchinson.

SÍNDROME DE PROGERIA
Segundo uma fundação que pesquisa a progeria, a maioria dos portadores morre por doenças do coração. A idade média alcançada pelas crianças é 13 anos, com expectativa de vida dos pacientes variando entre 8 e 21 anos. Embora tenha uma base genética a doença não é geralmente transmitida na família.

Segundo informações do “Daily Mail”, crianças com progeria têm a aparência de octogenários, aos 10 anos. No caso de Dean, que já viveu 20 anos, a aparência é de alguém com cerca de 160 anos.

É possível combater o envelhecimento precoce de fora para dentro e também de dentro para fora.

Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

A principal causa da Síndrome de Prader-Willi é um erro genético aleatório e não hereditário, que acontece no momento da formação dos gametas. Essa síndrome é a principal causa genética da obesidade infantil e os portadores têm a cópia do cromossomo materno mantida, enquanto a do cromossomo paterno é apagada.

Doenças que desafiam a Medicina e são consideradas incuráveis: esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, psoríase, vitiligo, epilepsia, Mal de Parkinson, Alzheimer, alergias, bronquite asmática, Chron, endometriose, tpm, glaucoma, taquicardia, insuficiência renal, esquizofrenia, anorexia, bipolaridade e ...

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.

Atualmente existem 400 pessoas que vivem com a condição e que são estudadas pelo Instituto americano em todo o mundo. No Brasil, além das meninas, eles acompanham outros sete casos.

Progeria tem uma incidência registrada em aproximadamente um a cada 4-8 milhões de nascidos. Afeta ambos os sexos igualmente e ocorre em todas as raças. A Fundação de Pesquisa Progeria está atualmente em contato com 53 crianças portadoras de Progeria em 29 países, incluindo 14 crianças nos Estados Unidos.

A fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença.