Como esta Lua A filha do Tiago Leifert?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Tiago Leifert está engajado atualmente na recuperação da filha Lua, de dois anos, que trata um retinoblastoma bilateral, um tipo de câncer ocular diagnosticado graças as observações do jornalista de que algo estaria diferente nos olhos da criança.

O jornalista resolveu se afastar por causa do cansaço mental que vem sentindo nos últimos meses e chegou a apontar o motivo do transtorno: a luta da filha dele e da jornalista Daiana Garbin, Lua Leifert, contra um câncer.

36 anos (1961–1997)

A identificação da doença pode acontecer por meio do teste do olhinho, um exame que pode evitar diversas doenças ainda na primeira infância. Esse é o teste mais comumente usado para descobrir se o bebê tem problemas de visão e é feito por médicos oftalmologistas e pediatras.

Diagnóstico do retinoblastoma
O fundo de olho deve ser avaliado cuidadosamente por oftalmoscopia indireta com a pupila bem dilatada e a criança sob anestesia geral.

Lua sofre de retinoblastoma, tumor que atinge os olhos. Desde então, a menina passou por quimioterapia e radioterapia. Tiago Leifert e a esposa, Daiana Garbin, criaram o projeto 'De Olho nos Olhinhos', que tem a intenção de alertar os pais para a doença que é mais comum na infância.

Daiana Garbin, jornalista e esposa de Tiago Leifert, aproveitou a data para fazer um alerta aos pais sobre o tema, destacando o diagnóstico de retinoblastoma bilateral de Lua, filha do casal.

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais comum em crianças e responde por 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano. Entre 60% e 75% dos casos de retinoblastoma são esporádicos, isto é, uma célula sofre mutação e passa a se multiplicar descontroladamente.

De volta à Globo, Tiago Leifert participou do Domingão com Huck neste domingo (11) e relembrou o grande motivo da sua saída da emissora em 2021. Após o diagnóstico de retinoblastoma da sua única filha, Lua, o apresentador fez uma pausa na carreira para se dedicar aos cuidados do tratamento dela contra o câncer.

Tiago Leifert é jornalista e apresenta na Globo os programas 'Big Brother Brasil', 'The Voice', 'The Voice Kids', e 'Zero 1'. Começou a carreira como repórter na TV Vanguarda, em 2004, e cinco anos depois assumiu o cargo de editor-chefe do 'Globo Esporte SP'. É casado com a jornalista Daiana Garbin desde 2012.

Charles teria proposto casamento a Diana após poucos encontros para apaziguar as exigências de sua família, especialmente de seu pai, o príncipe Philip. A realeza considerava que Lady Di era a imagem perfeita para uma pretendente para o futuro rei.

Em meio a um relacionamento conturbado e após diversas polêmicas, Charles e Diana se separaram em 1992, mas o divórcio só foi assinado quatro anos depois, em 1996. Ambos admitiram que cometeram adultério. Diana confirmou as infidelidades –praticadas pelos dois– em uma entrevista bombástica que deu à “BBC” em 1995.

Nasceu em 1961 e pertencia a uma família da aristocracia britânica. Tinha descendência de dois reis da dinastia Stuart. Gostava de artes, chegando a ser professora de balé. Casou-se com o príncipe Charles, em 1981, tendo dois filhos com ele.

A doença pode causar cegueira e levar à morte, mas tem chances de cura em até 100% dos casos se diagnosticada a tempo. Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde.

A boa notícia é que mais de 90% dos casos de retinoblastoma tem cura em estágio, sendo grande parte deles com preservação da visão.

Quando o retinoblastoma é diagnosticado precocemente, existe uma probabilidade de 90% de chance de cura. No entanto, quando é detectada em estágio de metástase, o prognóstico torna-se mais complicado.

A principal causa do retinoblastoma é o fator genético. O portador herda uma mutação no gene Rb1 que resulta no aparecimento do retinoblastoma. Crianças que tiveram retinoblastoma tem 50% de chance de passar a condição para seus descendentes. No entanto, este tipo de câncer pode aparecer como qualquer outro.

Como identificar o retinoblastoma

  1. Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash;
  2. Estrabismo em um ou ambos os olhos;
  3. Alteração da cor do olho;
  4. Vermelhidão constante no olho;
  5. Dificuldade para enxergar, que faz com que o bebê tenha dificuldade para perceber e agarrar objetos próximos.

Diferentemente de outros tumores oculares, o retinoblastoma pode ser percebido em casa por meio de fotografias. “Geralmente, um dos primeiros sinais é o reflexo de cor branca na retina do olho da criança”, alerta a oftalmologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Pérola V. Iankilevch.

O blastoma pulmonar é um tumor maligno raro, de crescimento rápido, composto por uma mistura de células epiteliais e mesenquimais malignas.

Tiago Leifert e Daiana Garbin contaram em suas redes sociais que a filha Lua, de 1 ano, segue em tratamento do retinoblastoma, um câncer raro que acontece nas células da retina, e seu estado é estável. Lua está em tratamento há sete meses, fez algumas sessões de quimioterapia e uma cirurgia.