Como está dividida a sociedade francesa no Antigo Regime?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A sociedade do Antigo Regime se dividia em estamentos compreendidos entre clero, nobreza, burguesia e camponeses.

A Sociedade do Antigo Regime estratificava-se em Ordens ou Estados – Clero, Nobreza e 3º Estado. O clero e a nobreza eram os grupos privilegiados. O 3º Estado, como grupo não privilegiado, suportava o pagamento de todos os impostos. Era na corte do Rei que se encontrava o centro da vida política do reino.

Durante o Antigo Regime, a sociedade era estamental, constituída por três estados: clero (1º estado) nobres (2º estado) e o povo (3º estado). O clero e a nobreza mantinham muitos privilégios sociais e econômicos, como o direito de ocupar alguns cargos no governo e a isenção de impostos.

Os girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas e a monarquia constitucional. Por sua parte, os jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.

Até meados do século XVIII, a Europa vivia no Antigo Regime, período que se caracterizava pelo absolutismo monárquico, sociedade estamental e mercantilismo.

Ela era formada por três estados: o primeiro estado, que era formado pelo clero; o segundo estado, constituído pela nobreza; e o terceiro estado, que consistia em todo o resto da sociedade, como burgueses, comerciantes, artesãos, trabalhadores assalariados, camponeses etc.

Nobreza: a classe social detentora das terras de onde se extraía a riqueza, principalmente durante a Idade Média. Burguesia: a classe social detentora do comércio que renasceu entre os séculos XIV e XV.

A sociedade francesa era divida em três ordens ou estados sociais: 1º estado - Clero (auto e baixo). 2º estado - Nobreza (palaciana, provincial e tolgada) 90% dos gastos do estado e isenções e privilégios. 3º estado - Povo (burguesia, camponeses, servos,trabalhadores e sans-culottes) impostos e obrigações feudais.

A divisão em estamentos criou uma sociedade caracterizada pela desigualdade entre as pessoas, havendo poucos meios de acesso de um estamento a outro; uma das possibilidades era o ingresso de membros do terceiro estado no clero.

Cada ordem possuía sua função. Ou seja, o clero ou oradores eram os que rezavam; A nobreza ou bellatores eram os que lutavam; E o Terceiro Estado ou laboradores eram os que trabalhavam. Isto significa que os participantes do Terceiro Estado vivam pelo trabalho e labuta.

Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. O Rei representava os interesses da nação, o ideal nacional, o rei concentrava todos o poderes, instituindo leis, exercia a justiça, controlava o pode militar, nomeava ministros e criava impostos .

Sociedade Estamental na Idade Média
Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.

* 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

A sociedade estamental era caracterizada pela desigualdade social e pela divisão da sociedade em privilegiados (nobreza e alto clero) e não privilegiados (todo restante da sociedade incluindo a burguesia, os camponeses e os trabalhadores urbanos).