Como está distribuída à população da região Nordeste?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A população nordestina é composta etnicamente por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas. Apesar da região possuir uma população absoluta elevada, existem vazios demográficos. Desse modo, a densidade demográfica refletida por essa população é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado.

Essa relação corresponde à divisão da população absoluta de um país pela área desse mesmo território. Essa informação constitui o dado denominado Densidade Demográfica (hab./km²).

Fica na região Sudeste do país a maior parcela da população brasileira. Essa área abriga 89.632.912 habitantes ou 42% do total de pessoas que vivem no país. O Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, onde estão 27% dos habitantes do país, o que corresponde a 57.667.842 pessoas.

A Zona da Mata, que domina todo o litoral leste da região, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, é a região mais urbanizada e povoada do Nordeste.

A distribuição da população é influenciada por fatores naturais e econômicos que podem ser permissivos (atrativos) ou restritivos (repulsivos). O levantamento de dados que realiza a contagem da população é chamado de recenseamento ou censo.

Dentre a população pobre, estima-se que 39,2% estão fora da força de trabalho. A desigualdade racial é um dos recortes mais abissais: pretos e pardos concentram 77,8% da pobreza do país, enquanto brancos (20,7%) e outros (1,5%).

A possível explicação para o aumento da desigualdade no Nordeste, segundo a pesquisadora, é o corte de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. “A única fonte de renda que teve queda foi a de outros rendimentos, que caiu 1,5% no país, e é onde estão os programas [de transferência de renda].

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...

Os indivíduos podem ser distribuídos em um padrão uniforme, aleatório, ou agrupado. Uniforme significa que a população está igualmente distribuída, aleatório significa que está distribuída aleatoriamente e agrupado significa que a população está distribuída em grupos.

Apesar da homogeneidade em relação à distribuição da população na região, existem áreas que concentram a maioria dos habitantes, desse modo, as principais são as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre, além de outras cidades de porte médio com população de até 100 mil habitantes.

região metropolitana de São Paulo

A região metropolitana de São Paulo continua como a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões) e Belo Horizonte (6,04 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

região Sudeste

A região Sudeste é a mais populosa do Brasil, com cerca de 80 milhões de habitantes e densidade demográfica de 92,05 habitantes/km².

Salvador

1. Salvador – População: 2.872 milhões de habitantes. Maior cidade do Nordeste e quarta maior cidade do Brasil, Salvador é uma das cidades mais miscigenadas do mundo, o que favoreceu sua cultura e sua gastronomia. Entre 1549 e 1763 foi a capital do Brasil colonial.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

O Nordeste brasileiro representa a primeira zona de povoamento criada pelos conquistadores portugueses, que iniciaram a colonização a partir do litoral nordestino, que favorecia a ocupação em razão da presença de melhores condições naturais, como uma porção litorânea vastamente recortada, ideal para a navegação de ...

Costumes e tradições
Na região, é celebrado São João, época de festas, danças – como a quadrilha, feita em pares -, comidas típicas – o milho, a canjica e o mungunzá – e as brincadeiras feitas entre amigos e família. É terra de músicas e ritmos diferenciados como o forró, frevo, maracatu, frevo, o brega.

O Maranhão é o Estado em que a população tem a menor renda média mensal, de R$ 409.

Do Nordeste, o Estado de Sergipe continua sendo o menos populoso com 2.219.574 residentes, seguido de Piauí (3.194.718), Alagoas (3.321.730), Rio Grande do Norte (3.408.510), Paraíba (3.943.885).

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

O Nordeste tornou-se urbano também na década de 1980, porém com as populações rural e urbana quase equitativas. A grande virada urbana ocorreu somente na década seguinte. Na região Norte, a urbanização ocorreu, de fato, somente na década de 1990.

Pelo menos dois fatores explicam a desigualdade na distribuição da população: os de ordem natural, como o clima, o relevo, a disponibilidade de água e a qualidade do solo para fins de agricultura; e os de ordem histórico-econômica, relacionados aos povoamentos antigos, ao crescimento de cidades, à implantação de ...