Como está articuladas as orações em cada período?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

C) As orações de cada período estão articuladas por coordenação, pois as oração são independentes (uma não completa o sentido da outra.

Oração coordenada sindética alternativa
As orações coordenadas sindéticas alternativas são aquelas que enfatizam uma escolha dentre as opções existentes. Os conectivos que coordenam as orações alternativas são: ou, ou … ou; ora … ora; quer … quer; seja … seja, etc. Exemplos: Ora gosta de vestidos, ora gosta de sapatos.

Se as orações subordinadas dependem de uma oração principal para terem sentido completo, as orações coordenadas são sintaticamente independentes, ou seja, são orações que, apesar de aparecerem junto a outras orações, continuam tendo sentido completo se aparecerem isoladas.

As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outra oração para terem sentido no enunciado. Podem ser classificadas como assindéticas ou sindéticas. As orações coordenadas sindéticas podem ser subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

O Período Composto é estruturado e classificado a partir da relação que as orações estabelecem entre si em dois tipos: período composto por coordenação e período composto por subordinação.

Elas podem ser classificadas como orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais. Cada um desses três tipos tem suas próprias subclassificações de acordo com a relação de sentido estabelecida.

Pois bem, dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo. Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.

Classificação do Período Composto
O período composto por coordenação contém orações independentes entre si, ou seja, cada uma delas têm sentido completo. Exemplos: Levantou e começou a trabalhar. Assaltou a loja e correu pela porta dos fundos.

As orações que apresentam conjunção são chamadas de orações coordenadas sindéticas; já as que não possuem conjunção são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

- Orações Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a oração anterior. Por Exemplo: A criança devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criança não poderia ser a causa de sua doença.)

As conjunções coordenativas adversativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir uma oposição de fatos ou informação, bem como a ideia de contraste. Exemplos: porém, contudo, entretanto, ou, senão, todavia, no entanto, não obstante, mas, etc.

Oração subordinada substantiva objetiva direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa. Oração subordinada substantiva objetiva indireta - Exerce a função de objeto indireto. Exemplo: Recordo-me de que tu me amavas.

As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais. Isso irá depender da relação sintática estabelecida.

O período composto é formado por mais do que uma oração. Isso quer dizer que ele precisa ter dois ou mais verbos, porque o número de orações é igual ao número de verbos presentes num enunciado.

Um período é composto por subordinação quando as orações existentes nele dependem sintaticamente uma da outra para terem sentido, havendo uma principal e outra subordinada.