Como está a médica que foi mordida por uma cobra na cachoeira?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e encontrou a família a caminho do hospital. Na madrugada desta terça-feira (1°), a irmã da médica disse que o estado de saúde dela é estável e que ela se recupera bem. “Está aos cuidados de pessoas maravilhosas.

As complicações mais importantes são infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

O caso levado à rede nacional foi o da médica Dieynne Saugo, picada três vezes por uma jararaca, serpente extremamente venenosa, durante um banho na cachoeira Serra Azul, em Nobres (a 124 km de Cuiabá).

Sem atendimento, há risco de hemorragia grave que pode levar à morte. No Brasil, o tratamento é realizado com soro antiofídico, produzido pelo Instituto Butantan, distribuído por todo o Brasil.

Nas Américas, apenas uma espécie de cobra d'agua é venenosa. O seu nome é mocassim de água de algodão. Mocassins de água ou “Cottonmouth” são tão letais quanto cascavéis e cabeças de cobre. Seu ataque costuma ser mortal.

A jararaca é uma cobra venenosa do gênero Bothrops presente em todo o território nacional, segundo o biólogo Tobias Kunz, especializado no estudo de répteis. Ele explica que há mais de 30 espécies do gênero Bothrops espalhadas no Brasil que podem ser chamadas genericamente de jararaca.

Por isso, a vítima pode até parar de respirar se não tiver socorro adequado em tempo hábil, algo em torno de 2 a 6 horas.

Uma vez manifestados, os efeitos neurotóxicos do veneno são dificilmente revertidos, podendo durar de 3 a 6 dias.

A picada de cobra é muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, a preocupação aumenta: além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.

As sequelas mais comuns são dor secundária à cicatrização da ferida causada pela mordida, porém dependendo de como evoluir este processo cicatrizes cutâneas mais persistentes podem permanecer.

Sintomas de uma mordida venenosa de jararaca
Se a mordida tiver secreção, isso pode ser um sinal de veneno. Após uma mordida venenosa de uma jararaca, você terá: Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida. Hematoma e retesamento, 3 a 6 horas após a mordida.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

No Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, em 2020, foram registrados nos sistemas oficiais 31.395 acidentes com serpentes, dos quais 121 levaram as vítimas ao óbito.

Taipan

Taipan é capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno contido em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan.

Soros antiofídicos de uso veterinário são encontrados em lojas do gênero, mas estes não são recomendados para uso humano. Todos os hospitais possuem soros antiofídicos? Não.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

É recomendado o repouso de 10 à 14 dias após a picada de cobra.

O soro será administrado, em AMBIENTE HOSPITALAR, seguindo as doses indicadas pelo médico, em infusão lenta, entre 20 e 60 minutos, pois pode causar reações alérgicas, algumas delas graves.

Se possível, ficar deitado e manter apenas o membro que levou a picada, como a perna, levantado; Manter-se hidratado.