Como está a maré agora?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A mínima da maré baixa do dia 6 ocorre às 8h39 (nível: 0,4) A mínima da maré baixa do dia 7 ocorre às 9h15 (nível: 0,3) A mínima da maré baixa do dia 8 ocorre às 9h53 (nível: 0,2)

Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 8.53ft é as 13:13 e a maré mais baixa de -0.33ft é às 20:42.

Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 1.3m foi às 01:32 e a maré mais baixa de 0.1m é às 20:09.

A mínima da maré baixa do dia 6 ocorre às 8h39 (nível: 0,4) A mínima da maré baixa do dia 7 ocorre às 9h15 (nível: 0,3) A mínima da maré baixa do dia 8 ocorre às 9h53 (nível: 0,2)

A primeira coisa importante a saber é que esse processo é cíclico: a maré se enche por cerca de 6 horas, até que ela atinge seu ponto mais alto. Após chegar ao ápice, ela começa a descer e, em torno de 6 horas depois, atinge seu ponto mais baixo.

Aplicativo emite alertas e permite navegar de forma segura em águas brasileiras. O Boletim ao Mar é um aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), em conjunto com o Abrigo do Marinheiro e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

O nível da água está descendo neste momento. A baixa-mar será dentro de 5 horas e 18 minutos. Teremos 12 horas e 34 minutos de sol. O trânsito solar é às 11:23:23.

E, o período - que é o tempo entre duas marés cheias sucessivas - gira em torno de 12 horas e 25 minutos. Isso significa que se a maré está cheia agora, aproximadamente daqui a 6 horas e 12 minutos, aproximadamente, ela vai estar seca e 6 horas e 12 minutos depois ela vai estar cheia novamente, e assim sucessivamente.

Normalmente ocorrem dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa ao longo de um dia. O intervalo entre a maré alta e a maré baixa é de aproximadamente 6 horas.

Chegue antes do ponto mínimo da maré
Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida.

Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar - isso torna as marés mais altas. Do mesmo jeito, nas fases minguante e crescente, parte da força gravitacional da Lua é anulada; assim, as marés baixas são menos baixas.

Está associada à ocorrência de sistemas atmosféricos de baixa pressão no oceano, com ventos intensos e tempestades. O artigo científico ressalta que as praias são ambientes suscetíveis à erosão em algumas épocas do ano.

Quando grandes tempestades acompanhadas de ventos fortes, como frentes frias e ciclones extratropicais, subtropicais e tropicais ocorrem próximo à costa, geram um aumento atípico do nível do mar combinado a ondas mais altas do que o normal em meio aquele mar agitado característico de tempestades: as famosas ressacas.

Para onde vai a água quando a maré está baixa? Para algum outro lugar do planeta em que ela esteja alta. A quantidade de água nos oceanos permanece constante.

Lua crescente e lua minguante: maré “morta”
Nas outras luas, a maré é chamada por alguns de maré “morta”, pois a diferença entre as marés é pequena e o mar fica normal, sem piscinas naturais.

Leve em consideração que a maré baixa nos períodos de lua minguante e crescente não é tão baixa assim, ficando acima dos 0.5 metros. Se você puder viajar na lua cheia ou nova, melhor. Na maré baixa mesmo, dá para andar metros e metros mar adentro sem que a água passe dos joelhos.