Como está a desaposentação?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O PROJETO QUE PERMITE DESAPOSENTAÇÃO FOI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS E VAI AO PLENÁRIO EM 2022. A PROPOSTA PODERIA SEGUIR DIRETAMENTE PARA A CÂMARA, MAS HOUVE RECURSO PARA QUE PASSASSE ANTES PELO PLENÁRIO.

Todos os segurados que se aposentaram a partir de 1994 (ano em que o benefício de pecúlio foi extinto), podem pleitear na justiça o pedido de desaposentação, desde que tenham continuado a contribuir depois de aposentado.

A desaposentação será permitida para aposentados por idade, por tempo de contribuição ou em regime especial. O projeto destaca que os beneficiários que optarem por renunciar à aposentadoria não perderão o tempo já considerado na concessão do benefício e não serão obrigados a devolver o montante recebido ao INSS.

Prazo para ingressar com a Ação de Desaposentação
Quanto ao prazo para dar entrada na ação de desaposentação, não existe prazo decadencial, todavia, é interessante que o segurado que possua os requisito para requerer a desaposentação faça o pedido com a maior brevidade possível.

De acordo com ele, a revisão pode ser pedida por todos os aposentados que começaram a receber seus benefícios entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, um dia antes da Reforma da Previdência. Quem se aposentou com direito adquirido nas regras anteriores pode também ter direito à revisão.

O INSS começou a realizar nesta quarta-feira (1º) o pagamento dos benefícios para quem ganha mais de um salário mínimo. Essas aposentadorias e pensões serão reajustadas em 5,93%, com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Quem ganha até um salário mínimo teve reajuste de 7,42%.

Aposentado que continua trabalhando tem direito a uma aposentadoria com valor muito maior. O aposentado no Brasil que volta a trabalhar tem direito a dois benefícios: reabilitação profissional (serviço oferecido pela previdência social) e salário família (segurados de baixa renda) art. 18 § 2º da 8213/91.

Como mencionado acima não é possível desaposentar ou reaposentar. Em regra, depois de levantar o primeiro pagamento da aposentadoria, ou de sacado o FGTS ou o PIS não é possível renunciar a aposentadoria para tentar se aposentar com um benefício melhor. Esse é o chamado planejamento previdenciário.

Enquanto a desaposentação seria o cancelamento, a renúncia ou a desistência de um benefício; a reaposentação, a troca de um benefício já concedido, por outro.

Para solicitar a aposentadoria, deve completar a idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, mais 180 meses de carência.

30 dias

Conforme a Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário, para apresentar uma resposta ao seu pedido.

Entre os advogados, os sócios Wagner Balera e Fábio Berbel encabeçaram a lista dos profissionais Mais Admirados da área Previdenciária, seguidos, em segundo lugar, pelos sócios Gustavo Mitne e Maria Amélia Albuquerque.

A Revisão da Vida Toda beneficia quem se aposentou entre 29/11/1999 e 13/11/2019 e possui contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, ou mesmo aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum tempo para o INSS após 1994.

Última atualização em 2022
Com isso a previsão passou a ser de que a primeira parcela fosse paga ainda em 2022 e a segunda parcela em 2023, porém, não há uma data definida de quando isso vai acontecer.

O décimo quarto salário dos aposentados INSS 2022 foi aprovado por quatro comissões da Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania opinou a respeito da constitucionalidade da medida no início de junho.

Segundo o projeto de lei, o pagamento do 14º salário será liberado para aposentados, pensionistas, beneficiários do auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e salário-maternidade.

O Aposentado que continua trabalhando segue as mesmas regras de um trabalhador não aposentado, ou seja, aceitar o atestado médico e não descontar ( de acordo com a política de aceite do atestado da empresa quanto ao prazo de apresentação) e aceitar a declaração de acordo com as mesmas regras.

Com certeza! Pelo fato de existirem tipos de regime de Previdência Social, nada impede que o segurado consiga se aposentar em duas delas.

De acordo com a advogada Paula Maria Casimiro Salomão, a desaposentação, em uma linguagem mais simples, é uma ação judicial que tem a intenção de buscar um melhor benefício ao segurado, através do cômputo das contribuições feitas após a aposentadoria para cálculo de uma nova com benefício de valor maior.

Quem se aposentou de 2013 a 2019, antes de novembro, mês da reforma da Previdência, poderá pedir a revisão da vida toda porque o prazo não terá sido prescrito.

Somente pode ter direito a revisão quem teve o benefício por incapacidade concedido entre 29/11/1999 a 19/08/2009, sem que houvesse o descarte das 20% (vinte por cento) menores contribuições (pensão por morte, auxílio doença previdenciário, aposentadoria por invalidez, auxílio acidente previdenciário, auxílio doença ...