Como esquizoide ama?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Tem aqueles que gostam de demonstrar com serenatas e declarações de amor intensas, o que sugiro conhecer bem a pessoa antes, pois ela poderá odiar. Os esquizoides não tem um abraço acolhedor, nem um olhar carinhoso e muito menos gastariam tempo e dinheiro com serenatas.

A pessoa esquizóide vivencia um medo agudo do aniquilamento e da rejeição, da impossibilidade de existir; a impossibilidade de tomar contato consigo mesmo, de demandar e obter atenção e afeto.

Indivíduos que apresentam o transtorno esquizoide são peculiares, mais reclusos e tendem a ficar reorganizando suas atividades e tarefas, de modo que não tenham contato social. Por se adaptarem à vida solitária, pouquíssimas se envolvem em relacionamentos ou se casam.

E quando falamos de uma pessoa que tinha muito do traço de caráter esquizoide, estamos falando de uma pessoa que tem o formato do corpo mais afinado e cheio de quinas nas postas. Sua cabeça geralmente é maior e seu olhar é bastante distante e desconexo.

Entretanto, pacientes com transtorno de personalidade esquizoide se isolam porque eles não tem interesse nos outros, enquanto aqueles com transtorno de personalidade esquiva se isolam porque são hipersensíveis à possível rejeição ou críticas de outros.

O Transtorno de Personalidade Esquizoide pode ser tratado a partir da psicoterapia e, no caso de comorbidades como depressão e ansiedade, o tratamento farmacológico também pode ser requisitado. Assim sendo, o paciente terá um acompanhamento profissional para ressignificar a sua vida e a sua história.

O transtorno da personalidade esquizoide pode ser distinguido de transtorno delirante, esquizofrenia e transtorno bipolar ou depressivo com sintomas psicóticos pelo fato de esses transtornos serem todos caracterizados por um período de sintomas psicóticos persistentes, como delírios e alucinações.

A dor do traço de caráter rígido
Aqui nasce também a dor do rígido, que é a de se sentir trocado, excluído. Ele tem medo de ser “traído” quando percebe que o pai ou a mãe não pode ser seu par o tempo todo, mesmo depois de dizer que a ama tanto.

O autista tem dificuldade em reconhecer as emoções, enquanto o esquizóide simplesmente as ignora por puro desinteresse.

Entre o caráter esquizóide e a esquizofrenia existe uma diferença de grau, e sua manifestação depende da subjetividade e tendências do indivíduo mais do que de fatos. Esquizóides seriam aqueles que, sem portarem uma verdadeira psicose, exibem traços isolados ou mecanismos tipo esquizofrênico.

Significado de Esquizoide
adjetivo Diz-se do indivíduo que possui esquizoidia (predisposição à esquizofrenia). Que se pode referir a esquizoidia. substantivo masculino e feminino Pessoa que pode apresentar esse tipo de doença (ou predisposição para). Etimologia (origem da palavra esquizoide).

Esquizoide: o primeiro dos traços de caráter
Para evitar o desconforto desse sentimento de rejeição, ele direciona suas energia para a cabeça e fica imóvel, se desconectando dos sentimentos físicos. Sua dor é a rejeição e o desconforto de existir, sempre presentes.

O que é uma pessoa esquiva? A pessoa esquiva é aquela que tem receio em estar em situações nas quais pode ser contrariada, avaliada ou até mesmo julgada. Uma vez que a pessoa com essa condição se sinta excluída, ela pode experimentar grande sofrimento, já que ela possui grande sensibilidade às frustrações.

Alguns autores defendem que a esquizotípica está geneticamente ligada a esquizofrenia, mas a esquizoide não. Mas tem autores que defendem a ideia de um continuum entre estes dois tipos de personalidade, e pontuam que é difícil estabelecer a linha divisória entre uma e outra.

Existem cinco traços de caráter: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Atenção, esses nomes apesar de estranhos e um tanto quanto assustadores, não representam nenhum distúrbio, patologia clínica ou nada do tipo. Cada traço de caráter apresenta características físicas e formato do corpo distintos.

O traço corporal rígido é o quinto, dos cinco traços, formado no processo de mielinização do corpo e da mente. Acontece no período do surgimento da sexualidade infantil, por volta de três anos e meio e os cinco anos de idade aproximadamente.

Nas últimas décadas, os psicólogos chegaram a cinco traços de personalidade que podem ser utilizados para caracterizar todos os indivíduos:

  • Abertura;
  • Escrupulosidade;
  • Extroversão;
  • Amabilidade;
  • Neuroticismo.