Como esquentar um prato de comida no forno elétrico?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Coloque a comida num recipiente que possa ir ao forno. Cubra-a com papel-alumínio e aqueça em forno baixo. O tempo varia de acordo com o seu forno e a quantidade de comida, Uma dica: para que o alimento não resseque, coloque outro recipiente com água dentro do forno.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Forno convencional ou elétrico
- Leve ao forno e de acordo com a potência calcule uns 15 minutos para descongelar e uns 15 minutos para aquecer. Lembrando que esse tempo depende do grau de quentura de seu forno.

Embalagens para ir ao forno
Os materiais mais recomendados para o forno elétrico são o vidro e o metal, e mesmo assim nem todas as embalagens e travessas de vidro podem ser utilizadas nesse eletrodoméstico, por isso fique atento às especificações do fabricante.

No forno, podem ser usadas somente os produtos refratários da Porcelana Schmidt, criados especificamente para assar. Nenhuma peça deve ir diretamente ao fogo. Para limpar os itens, é indicado o uso de detergente e esponja macia.

São resistentes às variações de temperaturas
As formas de alumínio descartáveis são resistentes às altas e baixas temperaturas. Podem ir ao forno para assar alimentos variados ou ir ao freezer para congelar marmitas sem danificá-las.

A maneira mais saborosa
Coloque o arroz num pirex com duas ou três colheres de sopa de água (ou de algum caldo). Desfaça os blocos peganhentos com um garfo. Espalhe bem o arroz e tape-o com papel de alumínio. Ponha-o no forno pré-aquecido a 150º C durante 20 minutos.

Forno elétrico: quais receitas você pode fazer no equipamento?

  1. Mini omelete de forno.
  2. Sanduíche de forno gratinado.
  3. Macarrão fácil de forno.
  4. Hambúrguer caseiro assado.
  5. Arroz de forno cremoso com legumes.
  6. Pudim de leite condensado no forno.

Usando o forno
Coloque a comida num recipiente que possa ir ao forno. Cubra-a com papel-alumínio e aqueça em forno baixo. O tempo varia de acordo com o seu forno e a quantidade de comida, Uma dica: para que o alimento não resseque, coloque outro recipiente com água dentro do forno.

- Um forno elétrico é capaz de fazer todas as receitas que já são feitas tradicionalmente no forno convencional, mas em menor quantidade. Ele ainda é funcional para pedaços menores de carnes e peixes, além de bolos, tortas, lasanhas, massas em geral, doces quentes, salgadinhos, batatas e outras comidas.

Além disso, recomenda-se mexer o alimento de 10 em 10 minutos para um aquecimento uniforme. O tempo médio para esquentar a refeição é de 30 minutos. Após a comida estar quente, remova a tomada antes de começar a comer.

Além das panelas e travessas de inox, travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha. Normalmente isso vem especificado na embalagem.

Além disso, a marmita de alumínio consegue conservar as temperaturas e pode ser colocado no forno, sendo perfeita para quem vende comidas congeladas ou para quem quer esquentar o alimento uma segunda vez após guardar na geladeira.

A forma mais prática é esquentar a comida na marmita mesmo. Nesse caso, você vai pegar a refeição do congelador ou da geladeira (mais adiante, vamos falar sobre isso), colocá-la no micro-ondas (com a tampa da marmita fechada), e aquecer por uns cinco minutos.

Sim, desde que o seu forno tenha o sistema de convecção; ele garante a circulação do ar e impede o aroma de uma receita de passar à outra. O forno inteiro fica na mesma temperatura e assa os seus pratos de modo uniforme.

A resposta é: sim! Pode usar papel alumínio no forno elétrico!

Ideal para ser utilizada em fornos elétricos ou a gás, a forma de alumínio também é oferecida em uma versão antiaderente, com revestimento em teflon, que impede que os alimentos grudem no fundo da forma de alumínio e garante bolos, tortas e pratos perfeitos na hora de desenformar.