Como esquentar comida em marmita de alumínio?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Além disso, a marmita de alumínio consegue conservar as temperaturas e pode ser colocado no forno, sendo perfeita para quem vende comidas congeladas ou para quem quer esquentar o alimento uma segunda vez após guardar na geladeira.

O tipo de embalagem faz diferença. “A mais recomendável que a gente tem hoje é a de isopor, porque ela conserva mais a temperatura dentro dela, então ela pode ficar até no máximo três horas. E a de alumínio a gente indica que ela fique no máximo duas horas”, explica.

Ou seja, você vai pegar a marmita, colocar em uma panela e adicionar água (na panela mesmo, até metade da marmita, que precisa estar com a tampa fechada). Daí, é só deixar a panela, em fogo baixo, por uns 15 minutos. Dependendo da potência do seu fogão, pode ser que leve até menos tempo.

Você pode programar para um período de 3 a 5 minutos a 200 °C. Depois disso, é só colocar o recipiente com o alimento que você quer esquentar dentro do cesto. Pode programar a fritadeira por 5 minutos só para começar. Após esse período, confira se a comida já está quente.

Para aquecer um alimento no micro-ondas, prefira por embalagens apropriadas para isso, como vidros refratários, plástico indicado para uso em micro-ondas, potes plásticos, recipientes de silicone, etc. Sempre verifique as orientações do fabricante antes de utilizar determinada embalagem.

Coloque uma panela com cerca de 2cm de água e deixe ferver, e coloque os alimentos em uma tigela ou panela menor e acomode em cima da panela com água, misture o alimento de tempos em tempos para que o calor se distribua e que tudo fique bem aquecido.

Coloque a comida num recipiente que possa ir ao forno. Cubra-a com papel-alumínio e aqueça em forno baixo. O tempo varia de acordo com o seu forno e a quantidade de comida, Uma dica: para que o alimento não resseque, coloque outro recipiente com água dentro do forno.

Quando o assunto é esquentar marmitas, as embalagens de vidro transparentes são sempre as mais recomendadas. O material é bastante resistente a altas temperaturas e distribui melhor o calor por todos os lados. Caso você prefira usar embalagens de plástico no micro-ondas, é melhor que sejam produzidas em polipropileno.

Além disso, é muito importante untar a forminha de alumínio. Para isso, você pode escolhe a manteiga ou óleo para tal.

Marmita de alumínio
Pode reciclar. Mantém-se o cuidado de retirar bem os resíduos de alimentos para destinar as marmitas de alumínio que chegam por delívery para reciclagem.

Para quem não quer (ou não tem) um microondas por perto, dá pra esquentar as marmitas em banho-maria. Só é um pouco mais trabalhoso: Coloque água numa panela até a metade da marmita. Com a marmita tampada, leve ao fogo por cerca de 15 minutos.

E o que não se pode colocar nas marmita congeladas?

  1. vegetais crus e saladas;
  2. batatas;
  3. macarrão sem molho;
  4. qualquer receita com creme de leite;
  5. queijos;
  6. ovos cozidos;
  7. maionese.

Lembre-se de não tampar as marmitas ainda quentes, pois isso pode aumentar o risco de proliferação de bactérias. Espere a temperatura diminuir e só depois faça a vedação. Em seguida, conserve sua marmita para congelar sob refrigeração.

Se tiver preparado a comida no mesmo dia e precisar mantê-la quente, opte por marmitas de vidro, pois conservam melhor a temperatura. Antes de montar as marmitas, encha o recipiente de vidro com água quente e aguarde alguns minutos. Após aquecido, descarte a água, monte as marmitas e guarde em bolsa térmica.

Marmita fria: Ideias deliciosas que não precisam ser aquecidas

  • Marmita fria clássica: Salada de pote.
  • Marmita fria de cuscuz marroquino.
  • Marmita fria com wrap.
  • Marmita fria de poke havaiano.
  • Marmita fria de salada de macarrão com frango.
  • Marmita fria de salada de batata com atum.
  • Marmita fria de ceviche.

Um ponto importante a ser lembrado é que nunca devemos levar uma marmita quente ao congelador, pois ela irá encharcar devido a evaporação. Então, deixe-a esfriar naturalmente antes de colocar para congelar.

Congele e descongele a marmita do jeito certo
Outra dica para evitar a marmita cheia de água é armazenar apenas quando os itens estiverem bem frios. Assim você evita aquelas gotinhas que ficam na tampa e nas bordas do pote. Descongelar a comida na geladeira antes de colocar ela para esquentar também é muito importante.

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), os micro-ondas disponíveis no mercado atualmente, estão aptos a receber as bandejas descartáveis de alumínio, descongelando ou aquecendo alimentos com total segurança, mais rapidamente e com muita praticidade, pois pode ser servido na mesma embalagem.

Panela de alumínio: não pode!
Itens de alumínio não podem, de jeito algum, ir no micro-ondas, pois o calor das ondas em contato com o metal pode causar acidentes sérios, que colocam em risco a sua família, a sua casa e seu aparelho. Mesmo detalhes em alumínio podem ser perigosos, por isso fique atento!