Como esquenta chuveiro a gás?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O uso do chuveiro a gás exige a instalação de um aquecedor para funcionar. Diferente do chuveiro elétrico que aquece a água segundos antes dela ser utilizada, no chuveiro a gás, a água sobe de temperatura no aquecedor e depois é transportada por tubulações para altas temperaturas até o misturador próximo ao chuveiro.

Os aquecedores a gás devem ser instalados em lugares bem ventilados, evitando qualquer contaminação do ambiente; Por regra, os registros de água quente sempre ficam no lado esquerdo. Já os registros de água fria devem ficar sempre no lado direito.

Procure um ponto de regulagem no aparelho que utilize apenas a água quente. Os modelos atuais já começam a partir de 32°C, que é uma temperatura próxima a do nosso corpo – o ideal, em boa parte do ano, é uma margem entre 38ºC e 42ºC.

Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás
Uma vantagem do chuveiro a gás é que, por ele aquecer a água antes de ela chegar ao chuveiro, ele consegue aquecer uma maior quantidade de água, proporcionando banhos mais quentes e com maior vazão do que os chuveiros elétricos.

O chuveiro a gás é mais econômico do que o chuveiro elétrico.

O aquecedor a gás possui um sistema de queimador que é envolvido por uma serpentina. Através dessa serpentina, a água circula para ser aquecida. Esse queimador é como se fosse a boca do fogão, só que ainda mais potente, pois esquenta a água enquanto ela circula pela serpentina.

A resistência queimada é uma das principais causas para o chuveiro não esquentar o suficiente. Então, essa é a primeira coisa que você deve conferir se perceber que a água do seu chuveiro parou de esquentar de repente. Quando a resistência queima, uma ou mais fases do chuveiro param de funcionar.

Ao comprar um aquecedor a gás, esteja certo de estar adquirindo um produto durável. Versões mais modernas como os equipamentos digitais duram de 15 a 30 anos, ou seja, é um excelente investimento para o seu conforto. Já os aquecedores de funcionamento mecânico duram de 8 a 10 anos.

Como destacamos acima, o gás tem um poder calorífico superior ao da energia elétrica, o que faz com que o processo de aquecimento da água seja mais rápido e gaste menos gás. Isso ajuda a controlar o consumo e, consequentemente, o valor pago mensalmente.

Um ponto importante dos dias mais frios é a temperatura ideal configurada no aquecedor a gás. Enquanto em dias mais frescos a temperatura do aparelho fica entre 38ºC e 40ºC, nos dias de inverno a temperatura ideal que se costuma colocar é de 42º até 44ºC.

Uma tática é abrir o chuveiro um minutinho antes de entrar no box para deixar a água esquentar e andar o vapor quentinho. É aí que vem a hora de você entrar no banho (mas só um minutinho, hein? Para não gastar muita água e energia).

Quanto gasta um aquecedor a gás? Segundo uma estimativa de fabricantes, uma família de quatro pessoas, que tomam um banho diário cada, faz o aquecedor consumir 0,60 m³ de gás por dia, ou 18 m³ em 30 dias.

É possível aumentar a pressão do chuveiro e das torneiras! Uma maneira é elevando a caixa d' água para que fique bem mais alta em relação aos pontos de consumo. Caso não seja possível esse tipo de movimentação, recomendamos o uso de um pressurizador.

O aquecedor a gás digital é o modelo mais novo no mercado, diferente do aquecedor mecânico, o modelo digital possui um sistema de modulação da chama, mais eficiente e mais econômico, pois aquece a água na temperatura configurada por você conforme a necessidade de vazão, ou seja, ele se adapta a quantidade de água que ...

Regule a temperatura da água do aquecedor “de forma que seja necessário acionar somente o registro de água quente na hora do banho”, aconselha Azevedo. A prática de abrir tanto a torneira de água quente quanto a de água fria para “equilibrar” a temperatura aumenta o consumo de gás.

Um resultado do levantamento que pode surpreender é o fato de o chuveiro a gás sair mais caro que o elétrico. — A troca por um chuveiro eletrônico, por exemplo, pode significar uma economia ainda maior — destaca Marco Souto, diretor de operações da Max Eficiência Energética.

Sim, é possível! Em geral, é possível identificar o vazamento de gás pelo cheiro. Mas, o ideal é você ter um detector de monóxido de carbono em casa.

O chuveiro a gás necessita de um aquecedor a gás para funcionar. O princípio é o mesmo do fogão a gás de cozinha: um aparelho que, por meio do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), faz com que uma chama seja acesa e realize a função do aquecimento. Assim, a ducha funciona mais como um utensílio de distribuição da água.

O chuveiro a gás é uma tecnologia muito usada em condomínios. Por isso, há quem acredite que ela só é possível com grandes investimentos em caldeiras e encanamentos especiais, o que não é verdade. É, sim, possível ter um chuveiro a gás na sua casa.

O preço médio de chuveiro a gas depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar chuveiro a gas por valores entre R$ 256,90 e R$ 725,90.