Como esquecer uma pessoa segundo a psicologia?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Como esquecer uma pessoa? 12 dicas da psicologia

  1. Dica 1: Corte a comunicação.
  2. Dica 2: Evite não pensar nele.
  3. Dica 3: Dê atenção para você mesmo.
  4. Dica 4: Fale com alguém de confiança.
  5. Dica 5: Inspire-se em quem já superou.
  6. Dica 6: Seja paciente com sua dor.
  7. Dica 7: Foque no presente.
  8. Dica 8: Lembre das falhas do ex.

Porque há lembranças inoxidáveis, histórias e vivências que foram escritas por meio da paixão e daquela magia que deixa marcas indeléveis na memória. Desse modo, independentemente de querermos ou não, é impossível apagar os amores do passado porque eles também nos ajudaram a ser quem somos agora.

Esquecer pessoa amada
Escreva em um pedaço de papel branco, em forma de cruz, o nome da pessoa amada. Dobre e prenda o papel na porta da sala de sua casa. Deixe lá durante três dias. No quarto dia, retire e reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

O luto amoroso é um dos lutos mais doloridos que existem, e isso acontece porque junto com a dor do rompimento, vem uma série de medos, traumas, inseguranças e apego que carregamos na vida.

Ninguém deixa de amar de um dia para o outro. As crises fazem parte da existência, mas elas não surgem do nada. Praticamente tudo na vida é processual, segue um caminho, adquire gradualmente volume. Mas o inverso também é uma realidade: cada vez menos, até chegar no nada.

Converse com seus amigos.
Às vezes, conversar sobre o que está sentindo é um bom modo de botar tudo pra fora e seguir em frente. Um amigo de verdade a ajudará a reconhecer que o que está sentindo é normal. Ao falar o que está pensando, você conseguirá compreender melhor sua situação e resolvê-la.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  1. Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  2. Não se relacionar com outra pessoa;
  3. Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  4. A atual namorada se parecer com a ex;
  5. Demonstração de ciúmes;
  6. Falar da ex o tempo todo.

Culpa: outra razão pela qual se continua a pensar no ex é a culpa. Embora não se tenha feito nada de ruim durante o namoro, a pessoa se culpa pela separação. Arrependimento: sempre existe um "e se" e muitas vezes a lembrança do ex se faz presente porque se pensa no como teria sido "se".

Pesquisas científicas descobriram que as relações intensas de amor geram em nosso cérebro uma espécie de “raiz” ou “âncora”, que mantém nossas lembranças ativas, de maneira recorrente.

Distancie-se. Faça com que ele se esforce para conseguir sua atenção. Se ele desrespeitá-la, dê uma resposta firme e volte a ignorá-lo. Para que o rapaz tenha alguma chance de conversar com você, ele precisará ser respeitoso, elegante e ter um bom motivo.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo. De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas.

É, no entanto, também a ciência que sugere que, sim, para além de qualquer cinismo, o amor pode sim ser duradouro – e é isso que a psicóloga Sue Johnson defende.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.