Como espremer o terçol?

Perguntado por: lvieira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O médico também destaca que não se deve furar ou espremer o terçol. "Não se deve colocar a mão. O terçol não é uma espinha. Se fizer isso pode gerar uma infecção que precisa ser tratada com antibióticos", alerta.

O QUE NÃO FAZER EM CASOS DE TERÇOL OU CALÁZIO
Há precauções que todo paciente deve tomar em caso de terçol ou calázio. A principal é que, em nenhuma hipótese, deve espremer ou pressionar o inchaço. Além de não solucionar a inflamação, a pessoa ainda pode agravar o quadro.

Quando surge uma bolinha vermelha na parte externa da pálpebra, muitas pessoas acreditam ser terçol e que logo desaparecerá sozinha alguns dias depois. Outros, mais ansiosos, tentam espremer como se fosse uma espinha. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, as duas atitudes estão erradas.

Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.

O indicado pelos especialistas é que nunca se deve furar ou espremer o terçol, bem como não encostar a mão suja, evitando os riscos de uma infecção no local.

O oftalmologista também destaca que não se deve furar ou espremer o terçol, pois pode gerar uma infecção que precisa ser tratada com antibióticos.

No caso do terçol, geralmente ele drena e desaparece espontaneamente cerca de 2 ou 3 dias depois de instalado o quadro. O calázio geralmente começa com inchaço e vermelhidão muito semelhantes ao terçol, mas geralmente a dor é mais leve. Também em 2 ou 3 dias, o quadro costuma regredir espontaneamente.

Se o terçol persistir por mais tempo, é necessário buscar acompanhamento médico e, muito provavelmente, entrar com um tratamento à base de antibióticos". Calázio - "O calázio, ou cisto meibomiano, é um nódulo duro, liso e geralmente indolor que surge na pálpebra.

Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.

O terçol ou hordéolo é uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas, localizadas nas pálpebras. A lesão, arredondada em forma de nódulo, aparece na borda da pálpebra, perto dos cílios. Provoca dor, vermelhidão e calor no local.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

Aplique compressas quentes ao longo do dia para conseguir diminuir o inchaço e acelerar a drenagem. Mantenha as compressas por pelo menos 5 minutos de cada vez e vá substituindo quando elas esfriam.

É importante nunca fazer um corte no terçol para drená-lo mais rápido, porque esta punção derrama o seu conteúdo e faz com que a infecção se propague. Depois da primeira noite em que se apresenta o terçol é possível sentir coceira e a pálpebra pode ser observada inchada.

Dentre as opções terapêuticas destacam-se as cefalosporinas e a amoxacilina com clavulanato.

As compressas mornas, na verdade, diminuem o inchaço, porque o calor ajuda a drenar a secreção que forma o terçol. No entanto, elas não precisam ser de chá; o ideal, inclusive, é que sejam feitas com uma gaze e água morna. A dica é aplicar a compressa sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.

O terçol é uma lesão infecciosa, provocada por bactérias, sendo bem conhecida. Já o calázio surge de um processo inflamatório que provoca a obstrução do canal de saída da glândula sebácea.

Por isso, ao menor sinal dos sintomas, é importante consultar um médico especialista. Geralmente, o terçol aparece mais próximo aos cílios, na borda da pálpebra, e apresenta vermelhidão, inchaço e incômodo mais acentuados que o calázio. A evolução do problema, no entanto, é semelhante nas duas doenças.

Para fazer esse tratamento caseiro do terçol, coloque um saquinho de chá verde em água quente por alguns minutos, retire e esprema o excesso de água. Feche os olhos e pressione o saquinho de chá úmido sobre a pálpebra afetada e aguarde cinco minutos – você também pode utilizar um saquinho de chá preto.

Pode massagear a área com o auxílio de um algodão para promover a drenagem. Massagear a área suavemente com as mãos limpas. Assim que o terçol for drenado, manter a área limpa e evitar tocar nos olhos. Pare, se a massagem for muito dolorida.