Como especificar um parafuso para compra?

Perguntado por: obarros7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para escolher o parafuso ideal é preciso prestar atenção em algumas características

  1. Modelo. Qual é o tipo de parafuso que precisa? Parafuso para madeira? ...
  2. Tipo de Cabeça. Qual é a cabeça deste parafuso? ...
  3. Rosca / Passo. Qual é o tipo de rosca solicitado? ...
  4. Material.
  5. Banho / Acabamento. Qual será o acabamento deste parafuso?

A escolha do diâmetro do parafuso dependerá da largura do material (estrutura) em que você está parafusando e do peso que o parafuso suportará estruturalmente. Parafusos mais robustos podem carregar mais peso sobre eles, mas precisam ser ancorados em mais material.

A rosca métrica é dimensionada por milímetros (mm), como, por exemplo, a rosca M10 significa que o diâmetro maior do parafuso é de 10 mm.

Entenda os números
Você já sabe que os números gravados geralmente na superfície superior da cabeça do parafuso indicam sua resistência (ex.: 8.8). Quanto mais alto o número gravado, maior é a resistência do produto.

Exemplo - Calcular o diâmetro menor de um parafuso (d1) para uma rosca de diâmetro externo (d) de 10 mm e passo (p) de 1,5 mm. Cálculo: d1 = d - 1,2268 · P Substituindo os valores dessa fórmula: d1 = 10 - 1,2268 · 1,5 d1 = 10 - 1,840 d1 = 8,16 mm Portanto, o diâmetro menor da rosca é de 8,16 mm.

Designa-se a rosca métrica, mediante a letra M maiúscula, seguido do diâmetro do parafuso (em milímetros) assim M8 faz referencia a uma rosca métrica de 8 mm de diâmetro.

A diferença entre roscas em milímetros e polegadas é forma como os fios são contados. A medida de parafusos feita por milímetros, é o padrão ISO. A medida em polegadas tem dois padrões: o americano e o britânico. Na rosca em milímetros, o que é contado é a distância entre cada um dos fios de rosca.

Há uma enorme variedade de parafusos que podem ser diferenciados pelo formato da cabeça, do corpo e da ponta. Essas diferenças, determinadas pela função dos parafusos, permite classificá-los em quatro grandes grupos: parafusos passantes, parafusos não-passantes, parafusos de pressão, parafusos prisioneiros.

grau B: parafusos com resistência à tração de 414 MPa a 690 MPa.

Por exemplo, os parafusos de aço com rosca, normalmente são um dos tipos de fixadores mais resistentes do mercado, podendo, inclusive, suportar até 2 toneladas de peso.

Partindo de um parafuso com a numeração 10.9, o que podemos entender? O primeiro número (10), multiplicado por 100, define a resistência de tração a ruptura em N/mm², sendo então 1000 N/mm². Já o segundo número, que vem acrescido do ponto (.

O sistema de rosca métrico é identificado pelo passo de rosca, ou seja, pela distância entre os filetes de rosca. Exemplo 1: um parafuso M8 rosca grossa (MA) possui um passo de rosca de 1,25 mm. Ou seja, entre um filete e outro há uma distância de 1,25 mm.

O parafuso máquina m16 ou parafuso cabeça quadrada tem como objetivo fixar materiais e equipamentos na rede aérea de energia e iluminação pública. São confeccionados em aço carbono e galvanizado a fogo com rosca métrica ISO.

Por exemplo: “A2-70”. A classe representa a força tensora do parafuso dividida por 10. Portanto, o parafuso descrito como “A2-70” (classe métrica mais comum entre os parafusos A2) é fabricado com aço inox 304 e tem força tensora de 700 N/mm².

O parafuso aço grau 5 é um dos que apresentam grande resistência, ele pode possuir roscas inteiriças ou parciais. Esse componente faz parte de projetos básicos até os mais complexos, utilizados em indústrias.

Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);

A classe de resistência do material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX. Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa ideia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo.