Como espantar vizinhos barulhentos?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Soluções para resolver problemas vão desde conversas amigáveis com os vizinhos até reformas para evitar o barulho

  1. Tenha uma boa conversa. Muitas vezes o barulhento nem sabe que está incomodando quem mora perto dele. ...
  2. Informe o condomínio. ...
  3. Instale um drywall. ...
  4. Troque as janelas e os basculantes. ...
  5. Opte por portas antirruídos.

"Perturbar o sossego alheio é crime e a pessoa tem o direito de chamar a polícia, mas o melhor caminho é a comunicação para os órgãos de gestão do condomínio", complementa Rodrigo Karpat. O advogado diz que a polícia pode não ir até o local, dependendo do caso, por julgar que a visita não será efetiva.

Por sua vez, se não resolver, a situação estiver hostil ou você morar em uma casa, é importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil. Essa medida é válida tanto para um vizinho que é pessoa física quanto para bares, restaurantes, boates etc.

Confira agora algumas das principais!

  1. Respeite as regras. O primeiro passo para conviver bem com os vizinhos é respeitar as regras do local. ...
  2. Frequente as reuniões. ...
  3. Seja gentil. ...
  4. Seja solidário. ...
  5. Evite fazer barulhos desagradáveis. ...
  6. Respeite acima de tudo.

Lidar com essas situações de forma amigável é o ideal. É possível fazer isso conversando com o vizinho sobre as razões pelas quais se sente incomodado e apelar ao bom senso. Muitas vezes o problema é resolvido dessa forma e evita os desgastes provenientes de uma demanda judicial.

Como se livrar do ruído: insonorização passiva
Você pode usar meios passivos ou ativos para conter o ruído da vizinhança. Os métodos passivos incluem isolamento acústico da casa com painéis especiais de absorção de som nas paredes e no chão — uma escolha trabalhosa e cara, embora eficaz.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

O que pode ser considerado perturbação do sossego? Ao ligar o som muito alto, fazer algazarra, gritaria, tocar instrumentos musicais sem restrições ou até mesmo permitindo que seu animal de estimação faça muito barulho, você pode estar cometendo o crime de perturbação do sossego.

Artigo nº 1277 da Lei 10.406/02
Também conhecido como a Lei do Direito à Vizinhança, o Artigo 1.277 do Código Civil diz que uma pessoa proprietária pode “fazer cessar” ações que prejudicam o sossego, a saúde e a segurança e que sejam causadas por quem mora perto de você.

Pode chamar a polícia por causa do barulho? Sim, através do 190.

Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Em primeiro lugar, é possível conversar com o vizinho e tentar uma solução pacífica. Além disso, o condômino prejudicado pode recorrer ao síndico por meio do Regimento Interno do prédio. Por fim, em uma solução mais brusca, é possível fazer um boletim de ocorrência.

Em caso de barulho em condomínio, o objetivo dela é comunicar o síndico a respeito da infração cometida pelo condômino à “lei do silêncio”. Podendo ser enviado por e-mail ou pelo livro de ocorrências, esse documento é fundamental para que o síndico tenha provas e argumentos ao abordar o infrator.

Caso o incômodo persista, a senhora poderá propor uma ação contra o seus vizinhos, pais das crianças, pleiteando uma obrigação de não fazer mediante multa, como forma de dissuadir o incômodo. Procure um Juizado Especial Civel.

Conversar com o Síndico ou Presidente da Associação dos Moradores para averiguar se existem outras reclamações no mesmo sentido e acerca da possibilidade de convocar uma Assembleia Extraordinária para debater o que pode ser feito para evitar que a perturbação ocorra novamente.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

Relate ao síndico ou zelador
Após ter conversado com o vizinho barulhento, se ele ainda continua fazendo muito barulho, uma boa opção é conversar com o síndico/zelador. Assim, ele poderá notificar o morador do apartamento de cima e solicitar que ele reduza os ruídos.