Como escrever uma carta aos cuidados de alguém?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Numa carta ou envelope, a abreviatura deverá ser escrita antes do nome do destinatário, não necessitando de ponto, dois-pontos ou qualquer outro sinal de pontuação pelo meio: a/c Paula Torres. a/c Felipe Toledo. A/C Renato Dias.

E corresponde à abreviatura "A/C" (ao cuidado de), que se escreve em documentos ou encomendas cujo destinatário se pretende especificar.

Como endereçar um envelope ao cuidado de outra pessoa?

  1. Primeira linha: Nome completo do destinatário.
  2. Segunda linha: “A/C: nome do recetor”
  3. Terceira linha: Tipo e nome da rua, número e informações necessárias.
  4. Quarta linha: Código postal, cidade e província.
  5. Quinta linha: País.

Inicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita. Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.

Parte da frente (onde fica o selo)

  1. Nome do destinatário;
  2. (Rua, Avenida, Travessa, etc.) + Nome da rua + Número do endereço seguido de complemento, se tiver;
  3. Bairro que irá receber;
  4. Nome da Cidade + Sigla do Estado;
  5. CEP.

Leininger, enfermeira americana, define o cuidar/cuidado como os atos de assistir, apoiar ou facilitar a um indivíduo ou a um grupo com necessidades evidentes ou antecipadas, melhorando sua condição humana ou modo de vida.

Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, responsabilidade. Muito além dos cuidados físicos, há de se levar em conta as questões emocionais, a história de vida e sentimentos de cada pessoa.

Cuidado é a acção de cuidar (preservar, guardar, conservar, apoiar, tomar conta). O cuidado implica ajudar os outros, tentar promover o seu bem-estar e evitar que sofram de algum mal. Também é possível cuidar de objectos (como uma casa) para impedir que ocorram danos.

O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

"A Secretaria da Educação decidiu que vai usar essas siglas AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), é o que conhecemos como d.C (depois de Cristo) e a.C (antes de Cristo).

Uso muito comum de abreviatura para atenciosamente é “att.”. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) orienta a abreviatura At.

Quem deseja enviar uma correspondência por correio precisa preencher o seu endereço de origem (remetente) e o de destino (destinatário), ou seja, indicar as informações necessárias para que o objeto enviado seja corretamente entregue. Saiba mais sobre o Remetente.

Você deve escrever nas costas do envelope: o nome da pessoa presa, o número da matrícula e o raio. Na parte do endereço você deve colocar a localização do CDP. Veja um exemplo: Na parte da frente do envelope, basta colocar o seu nome completo e endereço.

Comece pelo ponto principal. Deixe seu amigo atualizado sobre tudo o que vem acontecendo na sua vida, contando sobre aquela viagem que você fez ou explicando algo que aconteceu recentemente. Sempre que for mudar de assunto, comece um novo parágrafo para deixar a carta mais organizada.

Inclua piadinhas e outras coisas engraçadas que vocês duas tenham passado juntas e pergunte como está a vida dela nessa parte da carta. Descreva como anda a sua vida. Ela é sua melhor amiga e com certeza vai gostar de saber como você tem andado. Por exemplo, se tem uma nova paixão, conte para ela.

A expressão pode ser escrita tanto no plural como no singular:

  1. Aos cuidados de.
  2. Ao cuidado de.

Comece com boas notícias.

  1. “Como você está?” ou “Como tem passado?” são as formas mais simples de começar uma correspondência. ...
  2. Use o primeiro parágrafo para falar sobre a vida da pessoa para quem você está escrevendo. ...
  3. Falar sobre o tempo é outra forma bastante comum de iniciar uma carta.

As principais características da carta pessoal é:

  1. Presença de destinatário (interlocutor) e remetente (locutor)
  2. Uso de linguagem formal ou informal.
  3. Texto de ordem sentimental e subjetiva.
  4. Texto geralmente breve.
  5. Escritos na primeira pessoa do singular.
  6. Tema livre (seja fatos do cotidiano, acontecimentos)

Atitudes de cuidado e atenção ao outro, são atitudes de amor e por si, fazem a vida ser mais saudável e nos torna mais humanos, ajudando a ambos viver melhor. Sejamos mais sensíveis ao cuidado, mais solidários, mais prestativos…