Como escrever uma cantiga de amigo?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

As cantigas de amigo são escritas em primeira pessoa (eu) e, geralmente, são apresentadas em forma de diálogo. Isso resulta em um trabalho formal mais apurado em relação às cantigas de amor. - Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo!

Os autores das cantigas eram os trovadores, nome que deu origem ao Trovadorismo. Esses trovadores pertenciam ao clero ou à nobreza, entre as camadas populares, quem cantava e executava as canções, mas não as criava, eram os jograis.

As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa do singular (eu). Nelas, o eu poético, ou seja, o sujeito fictício que dá voz à poesia, declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o formalismo do ambiente palaciano. É por este motivo que ele se dirige a ela, chamando-a de senhora.

As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. Os instrumentos mais comuns eram viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros.

Por ser uma atividade coletiva, entoar uma cantiga desenvolve o sentimento de pertencimento nas crianças.

Um jeito bom de chegar a um refrão forte é fazer com que ele soe de uma maneira diferente das outras partes da música, como os versos e a ponte. Musicalmente, você pode fazer isso usando tanto a melodia quando os acordes que você toca embaixo da melodia.

A diferença mais imediatamente percetível entre os dois géneros é, sem dúvida, a indicada pela fragmentária Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em cuja formulação a cantiga é de amor quando o poeta fala de si mesmo, e é de amigo quando ele finge que é a mulher a expor as suas próprias penas.

O amor é um dos temas centrais do trovadorismo. É o eixo condutor das cantigas de amor e das cantigas de amigo.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Caso seja necessário, explique o que é um verso: uma frase da música ou poema, formada por algumas palavras, e que cada verso deve ser escrito em uma linha, ou seja, cada dupla receberá então uma linha da música que vocês irão escrever.

Um verso é uma única frase em uma composição poética.
Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser classificados quanto ao número de sílabas métricas, ou sílabas poéticas, que são diferentes das sílabas gramaticais.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

Um microfone, uma batida e várias ideias formam a base da Roda de Rima, um encontro que reúne jovens de diferentes estilos para curtir um único som: o Rap. Criada em dezembro de 2011, a Roda de Rima tem Jeffei e Filipe Pirra como um dos idealizadores.

Palavras que rimam com Roda: Mão na roda. Espalha roda. Kuroda.

Alternativa correta: c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. Enquanto nas cantigas de amor o eu lírico é masculino, nas cantigas de amigo, o eu lírico é feminino. Sendo que em ambas o tema é amor, o eu lírico é a principal características que diferencia ambas.

As cantigas de amigo eram cantigas trovadorescas cantadas em coro e que tinham seu foco em composições regidas pela emoção e sentimentos. Apesar de serem escritas por homens, as cantigas de amigo apresentavam o eu poético feminino, entregando a tristeza da mulher ao ser separada de seu amor ou amante.