Como escrever um E-mail pedindo o emprego de volta?

Perguntado por: amachado3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Seja breve e cordial, diga que está em busca de um emprego e pergunte se seu chefe poderia ajudar você ou até considerar sua volta para a vaga antiga. Depois desse primeiro contato, envie um e-mail ou ligue em um momento oportuno para dar continuidade à conversa, assim que tiver uma resposta favorável.

Exemplos de como pedir emprego:

  1. “Estou interessado em trabalhar na sua empresa. Gostaria de saber se há vagas disponíveis.”
  2. “Eu vi o seu anúncio para um [emprego], e gostaria de candidatar-me. Aqui estão meus [currículo/carta de apresentação].”
  3. “Sou um [profissional] com [anos de experiência]. ...
  4. “Oi, sou o/a [seu nome].

Recontratar um funcionário é o processo de readmitir um colaborador que foi desligado previamente. Quando há a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, esse empregado só pode ser readmitido 90 dias a partir da data de rescisão, fora isso, o processo é feito normalmente.

7 dicas para conseguir voltar ao mercado de trabalho depois de um tempo parado

  1. 1 – Aposte na sua qualificação. ...
  2. 2 – Tenha um bom networking. ...
  3. 3 – Faça um curso de idiomas. ...
  4. 4 – Mantenha seu currículo atualizado. ...
  5. 5 – Trabalhe o autoconhecimento. ...
  6. 6 – Não desista de imediato. ...
  7. 7 – Mantenha-se atualizado sobre a sua área de atuação.

Assim, coloque a palavra “CV” ou “Currículo” no assunto do seu e-mail, assim você já indica que está interessado na vaga e elimina chances de ser ignorado. Além disso, é interessante que tenha o seu nome e a vaga (e nível) para a qual está se inscrevendo. Por exemplo: CV Maria Silva – Vaga de Designer Júnior.

Justifique-se, se sentir que é necessário se explicar, mas não se sinta obrigado a fornecer detalhes, nem chorar as pitangas pelo ocorrido. Explique a situação e solicite outra oportunidade para esta conversa, sempre demonstrando gratidão pela oportunidade.

Escrever um e-mail

  1. No tablet ou smartphone Android, abra o app Gmail .
  2. No canto inferior direito, toque em Escrever.
  3. No campo "Para", adicione os destinatários. Você também pode adicioná-los das seguintes formas: ...
  4. Adicione um assunto.
  5. Escreva sua mensagem.
  6. Na parte superior da página, toque em Enviar .

Como enviar uma mensagem para o recrutador?

  1. Atenção à escrita. Parece até um pouco óbvio, mas manter uma boa escrita, sem erros ortográficos e de concordância, passa mais credibilidade à sua mensagem. ...
  2. Seja objetivo. ...
  3. Outro contato, só depois de um tempo. ...
  4. Aproveite a Caixa de Mensagens da Catho e não perca nenhum contato.

Comece com uma saudação, diga como ficou sabendo da vaga e por que está se candidatando. Mantenha um tom formal e respeitoso, e não use emojis, figurinhas ou gifs no primeiro contato. Além disso, prefira usar frases completas e evite abreviar palavras. Nada de mandar um “td bem?”.

Em busca da primeira oportunidade de trabalho, coloco-me à disposição para iniciar minha trajetória profissional na empresa. Tenho força de vontade para aprender uma função e ajudar na conquista dos melhores resultados. Coloco-me à disposição para uma vaga de emprego, no setor de _______ da empresa.

Como enviar um email de Apresentação

  1. 1) Utilize um Endereço de Email Profissional. Utilize um endereço de email profissional e sóbrio. ...
  2. 2) Escolha bem o Assunto. ...
  3. 3) Crie uma Assinatura. ...
  4. 4) Envie uma mensagem de teste. ...
  5. 5) Verifique os erros.

Exemplo de e-mail de agradecimento
Estou muito entusiasmado com a possibilidade de me juntar à empresa e de poder dar a minha contribuição. Aguardo ansiosamente um novo contato, deixando disponível este e-mail para futuras correspondencias. Obrigado. Atenciosamente.

Esclarecido isso, a Portaria 384/92, artigo 2º do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), diz que, em um cenário de rescisão de contrato sem justa causa, o funcionário só pode ser recontratado depois de 90 dias a partir da data em que a rescisão ocorreu.

Vale a pena destacar que, de modo geral, esse processo pode ser feito a partir de 90 dias após a data de encerramento do contrato. Contudo, esse prazo para recontratar funcionário é válido apenas para dispensa sem justa causa. Nos casos de desligamento com justa causa, esse período não precisa ser cumprido.