Como escrever um E-mail formal para um cliente?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Você deve iniciar o diálogo com o termo “Prezado (nome do cliente)”, essa é uma maneira elegante de demonstrar respeito em um e-mail formal. E, ao mesmo tempo, pode manter um tom simpático no resto do discurso com um carinhoso “Bom dia”. Uma regrinha clássica é se dirigir à pessoa de acordo com seu cargo.

Não deixe de cumprimentar
Leve em consideração a situação e sua relação com a pessoa que vai ler a mensagem para escolher o cumprimento mais adequado. Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

2. 5 frases para recepcionar o cliente

  1. Bem-vindo à [nome de sua empresa]. Como vai? Como posso ajudá-lo agora?
  2. Bom dia/boa tarde/boa noite! Meu nome é xxxx. Represento a [nome da empresa]. ...
  3. Olá! Meu nome é xxxx. ...
  4. Bom dia/boa tarde/boa noite! Como o sr/sra está hoje? ...
  5. Bem-vindo à [nome da empresa]. Tudo bem?

Palavras como “Prezado” no início do corpo de um e-mail formal são importantíssimas para demonstração de respeito. Além disso, no e-mail formal, deve-se colocar um cumprimento de acordo com o cargo do destinatário, como por exemplo Dr(a). ou Sr(a).

  1. Escreva e-mails curtos. Deixe seu e-mail tão curto quanto for possível. ...
  2. Limite o e-mail a apenas um assunto. ...
  3. Escreva e-mails claros. ...
  4. Informe exatamente o que você quer. ...
  5. Escreva o assunto só depois de terminar o e-mail. ...
  6. Escreva o(s) destinatário(s) por último. ...
  7. Desenvolva-se pessoal e profissionalmente melhorando sua escrita.

O mais indicado para dar um ar mais formal à saudação é usar uma forma de tratamento simples antes do nome. As expressões "Caro(a)" e "Prezado(a)", nesse caso, são as mais comuns e podem ser utilizadas em qualquer situação. É possível também usar Sr./Sra.

Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

Atenção às normas da língua portuguesa. Para demonstrar gentileza, é sempre bom iniciar o texto com uma saudação, ter respeito e empatia com o leitor e, claro, ser sempre gentil. A regrinha do “obrigado”, “com licença” e “por favor” continua valendo aqui.

Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.

7 dicas para escrever o "assunto" perfeito nos emails

  1. Ser específico. ...
  2. Ser resumido. ...
  3. Não desperdiçar espaço. ...
  4. Facilitar as pesquisas. ...
  5. Não criar ansiedade. ...
  6. Incentivar uma resposta/acção. ...
  7. Incluir nome da empresa/identificação.

Mensagens automáticas de ausência e espera para clientes
Agradecemos o seu contato com [nome da empresa]. No momento, estamos com um grande número de solicitações, mas vamos te atender em até [XX minutos]. Olá! Agradecemos seu interesse em falar com a gente!

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

A linguagem formal é aquela que usamos em situações mais formais, sendo marcada pelo uso da norma culta. É utilizada em situações profissionais, acadêmicas ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores, ou seja, em situações que exigem mais seriedade.

  1. Domine o conteúdo. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  4. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  5. Pratique a inclusão. ...
  6. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  7. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Como redigir um e-mail corporativo

  1. E-mail é documento! Aquela velha história de que e-mail não é um documento está ultrapassada! ...
  2. Utilize uma linguagem apropriada. ...
  3. Seja conciso. ...
  4. Preste atenção ao título ou assunto. ...
  5. Analise o layout. ...
  6. Seja educado. ...
  7. Revise seu texto. ...
  8. De olho na caixa de entrada!