Como escrever texto na 3 pessoa?

Perguntado por: oribeiro4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.

Exemplo: "Tu gostas de sorvete." Exemplo: "Vós gostais de sorvete." Exemplo: " Ele gosta de sorvete." Exemplo: "Eles gostam de sorvete."

Escrever em Primeira ou Terceira Pessoa?

  1. Primeira pessoa (“eu” e “nós”). Limita o leitor à perspectiva de apenas uma personagem. ...
  2. Terceira pessoa (“ele”, “ela” e “eles”). É o ponto de vista mais versátil e poderoso. ...
  3. Segunda pessoa (“você”). É pouquíssimo utilizado na literatura.

A redação Enem deve ser escrita em 1ª ou 3ª pessoa? A redação Enem deve ser escrita em linguagem impessoal, ou seja, o ideal é que você escreva em 3º pessoa.

De forma simplificada, o ileísmo é a prática de falar sobre si mesmo na terceira pessoa, em vez da primeira. É um recurso retórico frequentemente usado por políticos para tentar dar às suas palavras um ar de objetividade.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A introdução do texto narrativo deve compreender a situação inicial da história. É por isso que é possível chamá-la de apresentação. Afinal de contas, é nessa parte em que a pessoa narradora apresenta os elementos narrativos: espaço, tempo, personagens, enredo e pessoa narradora.

O texto dissertativo-argumentativo possui a opinião do autor sobre determinado tema. No entanto, essa opinião não deve estar expressa em primeira pessoa do singular (Eu) e sim na primeira ou terceira pessoa do plural (Nós, Eles).

Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Na terceira pessoa do singular, o verbo sempre termina em -s: he wants, she needs, he gives, she thinks. As formas negativas e interrogativas utilizam DOES (= terceira pessoa do auxiliar "DO") + infinitivo do verbo.

as pessoas gramaticais indicam qual flexão verbal adotar, qual pronome oblíquo utilizar entre outros. Assim, nesse tipo de classificação, você é enquadrado como terceira pessoa do singular.

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

Narrador onisciente
É um narrador em terceira pessoa e tem total conhecimento dos fatos e dos personagens.