Como escrever Sisto ou cisto?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Cisto pode ser definido como qualquer cavidade ou saco fechado preenchido por líquido, revestido por epitélio. Os cistos podem ser normais ou anormais com tecidos neoplásicos ou não neoplásicos.

É comum que o interior de um cisto seja composto por conteúdos líquidos, como muco, líquor (o líquido cefalorraqueano, produzido no cérebro), sangue, queratina, líquido sinovial (localizado em articulações) e até mesmo pus, se estiver infectado.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Em casos de ruptura do cisto, dor aguda ou persistência (por mais de 6 semanas) em cistos maiores que 5cm, pode ser necessária uma cirurgia. São exemplos de cistos funcionais: cisto folicular, cisto hemorrágico e cisto de corpo lúteo.

O cisto forma-se quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acumulo progressivo de gordura nessa região, fazendo com que vá aumentando de tamanho. Não é recomendável espremer um cisto sebáceo, pois pode causar inflamação e agravar o problema.

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas.

Qual a diferença entre cisto e nódulo? Cisto é toda lesão com conteúdo líquido no rim ou em qualquer outro órgão do corpo. Já os nódulos são sólidos, vascularizados, podem crescer mais rapidamente e costumam ter maior probabilidade de serem malignos.

Embora a maioria dos cistos seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente. Os cistos benignos podem ser acompanhados por exames de imagem ou removidos cirurgicamente.

Conforme o cisto cresce, os sintomas podem incluir: dor incômoda na parte inferior das costas ou coxas. pressão, inchaço. dor na parte inferior do abdômen.

Cisto dentígero
É o cisto de desenvolvimento mais comum, sendo responsável por aproximadamente 20% dos cistos revestidos por epitélio nos ossos gnáticos.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Tudo depende do tamanho, das características do cisto e da idade da paciente. Porém, em alguns casos, é necessário tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

A ruptura de um cisto ovariano é uma complicação ginecológica e a recomendação é que, diante de sintomas como dor pélvica súbita e forte, náuseas, vômito e fraqueza, a paciente busque atendimento médico o mais rápido possível.

O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual. O cisto também pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Entender a diferença entre um cisto e um tumor é necessário, principalmente para que seja desmistificada a crença de que todo cisto é benigno e todo tumor é maligno. Na verdade, em ambos os casos, podem ou não evoluir para uma lesão cancerígena.

Para casos graves, o dermatologista aconselha não espremer o cisto, pois isso pode causar uma lesão em outros tecidos sem pus (é recomendado não espremer mesmo sem o pus).

Os nódulos e os cistos de ovário, podem ou não precisar de procedimento cirúrgico. Antes de ser tomada a decisão se é ou não preciso fazer a cirurgia, é necessário o médico avaliar algumas características, como o tamanho: geralmente, os maiores que 5 cm precisam ser operados.