Como escrever século 21 na redação?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Os rios da Amazônia, com 18,3 mil km de vias navegáveis, transportam 1,2 milhão de pessoas por mês. Veja exceções: escreva sempre em algarismos! 13 de fevereiro; 13/02/2012; anos 1980, década de 1970; século 21 (ou XXI).

Dica 5: para informar anos, não utilize pontos. Grafe-os assim: 1970, 2000…

Nesse caso, separe os números por barra e não use zero antes dos números: 07/02/12. Use algarismos arábicos para século. Não use romanos: século 20, e não século XX. Frações são escritas com algarismos (7/12), exceto quando os dois elementos são menores que dez (dois terços).

Ano 2001 d.C.: O ano 2001 d.C. está inserido no século XXI d.C., já que eliminando a unidade e a dezena, 2001, e somando o resto com 1, teremos 20+1=21.

Então, sem necessidade de índices, escrever `século X´ equivale a escrever `século 10.º´ e escrever `século XXI´ equivale a escrever século 21. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

É recomendável o uso de numerais por extenso apenas nos casos de números com até duas sílabas; quanto aos números com mais de duas sílabas, recomenda-se representá-los exclusivamente por meio de algarismos: “os dez países”, “os treze secretários”, “os quinze membros”, mas “os 16 países”, “os 17 membros”.

3 dicas de como iniciar uma redação independente do tema

  1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação. ...
  2. Memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático. ...
  3. Faça uma alusão histórica a respeito do tema.

Escreva-os por extenso de zero a dez, além das formas cem, mil, milhão, bilhão, trilhão. De 11 em diante, utilize os algarismos (zero, um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, 11, 12, 13…).

O uso da terceira pessoa na dissertação permite ao escritor o papel de observador da situação, aumentando as chances de uma visão objetiva, distanciada e ampla sobre o problema.

Sim, pode iniciar-se uma frase por um algarismo, dado que não há qualquer regra para o uso dos numerais. A prática, no entanto, é escrever por extenso os números de um a nove; assim, teríamos «Dois indivíduos compareceram à reunião»; «Quatro jogadores foram expulsos...»; etc.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

Dezenas. A partir do 20 escreva o número da dezena por extenso e o número da unidade. Assim, 21 é "20 = vinte" e "1 = um" - "vinte e um".

Século XX: ano 1901 até o ano 2000; Século XXI: ano 2001 até o ano 2100. Essa divisão dos séculos corresponde ao período depois de Cristo.

É preciso lembrar que os séculos são lidos como ordinais até o décimo: século 1º, século 2º, século 3º, século 8º, século 10º. Daí em diante é que passam a cardinais: século 11 (onze), século 16 (dezesseis) etc.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

A forma correta de escrita da palavra é sessenta. As palavras sescenta ou secenta estão erradas. Devemos utilizar o numeral cardinal sessenta (60) sempre que quisermos referir a quantidade equivalente a seis dezenas (6 x 10) ou 60 unidades (59 + 1).

Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra. Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.