Como escrever quando uma pessoa vai falar?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.

Como usar o travessão? O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

Aspas (“”)

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos.

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.
  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

O discurso direto é o registro das palavras proferidas por uma personagem. O narrador deve expor a fala da personagem através do recurso gráfico: travessão ou aspas. É um tipo de discurso alheio a quem narra a história, ou seja, não há interferência por parte do narrador.

São as frases diretas, em geral iniciadas por um travessão, que são proferidas pelas personagens de uma história. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria? — Sim, João.

No Brasil, porém, o mais comum é usar aspas para expressar o pensamento da personagem. Uma exceção é quando há uma fala solta em um parágrafo do narrador, sem que essa fala desencadeie um diálogo. Nesse caso, o mais indicado é mesmo o uso de aspas ou mesmo não usar nem as aspas, como no discurso indireto livre.

Há três maneiras de transcrever um diálogo: o discurso direto, o indireto e o indireto livre. O discurso direto consiste em reproduzir literalmente as palavras ditas por cada interlocutor. A fala de cada um ocupa uma ou mais linhas separada(s) e é introduzida por travessão ou aspas.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Para fazer dar certo, basta seguir alguns passos bem básicos:

  1. Escolha termos da sua campanha que tenha relação direta com o anúncio em especial. Isso servirá como uma segmentação.
  2. Na hora da escolha, tente pensar um pouco como seu potencial consumidor na hora de tentar encontrar o que você está anunciando.

Como criar um anúncio?

  1. Defina os seus objetivos;
  2. Tenha uma identidade visual e um slogan;
  3. Escolha as plataformas que deseja usar;
  4. Defina um orçamento para a estratégia;
  5. Crie materiais criativos;
  6. Use CTA's;
  7. Seja direto;
  8. Acompanhe métricas.

resmungos - Dicionário Online Priberam de Português.

Como usar a linguagem formal?

  1. Seja formal, mas simples. Ser formal não exclui a possibilidade de ser simples ao longo do seu discurso. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

Diálogos formais funcionam ocasionalmente, mas apenas com tipos mais específicos de histórias. Diálogos formais só funcionam em níveis óbvios e em um linguajar que ninguém use. Por exemplo: "Olá Joana, você parece triste hoje", disse Carlos. "Sim, Carlos, estou triste hoje.

Com sugestões de atividades que desenvolvam as duas linguagens e fixem a ortografia, “Escrevendo como se fala” conscientiza que o educando não erra em sua língua, mas representa as palavras em desacordo com as regras, cabendo ao profissional unir som e escrita, aproximando aluno e língua portuguesa.

O diálogo é formado por dois elementos: a fala e a escuta. Para que duas pessoas dialoguem com qualidade, ambos precisam estar presentes. Quando um dos cônjuges tem algo a dizer, mas não consegue se expressar sem abrasividade, a intensidade das emoções ou assusta o parceiro ou o incentiva a retaliar.