Como escrever Prezados Bom dia?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo. Em situações em que há troca de diversas mensagens ao longo do dia, não há necessidade de incluir a saudação em cada uma delas.

Se estou escrevendo uma carta e vou saudar alguém, como devo proceder? Caso a expressão seja antecedida de um determinante (como o artigo o, um), o correto é “bom-dia”. Se for apenas uma saudação, ou seja, sendo um vocábulo autônomo, não se usa o hífen.

Existem tantas outras introduções realmente formais como "Prezado Sr/Sra...", "Sr/Sra...", "Dr....", "Meritíssimo", "Caro Sr/Sra..." Finalizando a correspondência, também formal, usa-se "atenciosamente", "cordialmente", "respeitosamente", etc. E no caso de e-mails profissionais à empresas?

Boas opções são:

  1. Prezado ou prezada.
  2. Caro ou cara.
  3. Estimado ou estimada.
  4. Senhora ou senhora.

O mais indicado para dar um ar mais formal à saudação é usar uma forma de tratamento simples antes do nome. As expressões "Caro(a)" e "Prezado(a)", nesse caso, são as mais comuns e podem ser utilizadas em qualquer situação. É possível também usar Sr./Sra.

A forma correta de escrita da palavra é prezado, com z.

  1. prezado cliente;
  2. prezado senhor;
  3. prezada senhora;
  4. prezada doutora.

Prezado é o amigo, querido, estimado, dileto, considerado, aquele a quem se quer bem.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação , pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento , desse modo, Bom dia!

Prezados é o plural de prezado.

Não deixe de cumprimentar
Leve em consideração a situação e sua relação com a pessoa que vai ler a mensagem para escolher o cumprimento mais adequado. Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

Por se tratar de um contexto profissional, o e-mail deve ser iniciado com uma saudação apropriada, como “Prezada(o)”, “Cara(o)”, seguida pelo nome do destinatário. Ao final do e-mail, também é importante utilizar uma assinatura profissional, que ajude a compor o tom da mensagem; Uso de gramática e ortografia adequadas.

«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.

Mensagem de saudação para um cliente existente:
Olá, [nome do cliente]! Obrigado por ser um cliente fiel. Estamos sempre aqui para ajudá-lo em qualquer coisa que precisar.”

Como usar as mensagens de saudação

  1. Toque no ícone .
  2. Toque em Ferramentas comerciais e, em seguida, em Mensagem de saudação.
  3. Ative a opção Enviar mensagem de saudação.
  4. Toque em Mensagem de saudação para editar a mensagem e, em seguida, toque em OK.
  5. Toque em SALVAR.

Prezada é o feminino de prezado. O mesmo que: amada, querida, cara, benquista, asseada, cuidadosa, estimada.

Se vier no início da frase, a vírgula vem logo depois: Prezado, solicito a juntada do documento nos autos. Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas.

Professor Pasquale tira dúvida de ouvinte e explica que, ao escrever, por exemplo, uma carta com a saudação "Olá, bom dia, tudo bem?, não há hífen. Entretanto, o bom-dia com hífen existe quando é substantivado.