Como escrever o verbo ver no futuro?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Conjugação do verbo "ver"

  1. Presente (Indicativo) eu. vejo. ...
  2. Pretérito Perfeito (Indicativo) eu. vi. ...
  3. Pretérito Imperfeito (Indicativo) eu. via. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito (Indicativo) eu. vira. ...
  5. Futuro do Presente (simples) (Indicativo) eu. verei. ...
  6. Futuro do Presente (composto) (Indicativo) eu. ...
  7. Futuro do Pretérito (Indicativo) eu.

A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão: Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.

Pode vir ou pode vim: qual o certo? Seguindo a norma da conjugação do verbo no presente do indicativo, o correto seria "pode vir". A colocação "pode vim", escrita com m, está completamente errada.

Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele , ela , você ) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo ( tu).

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O futuro subdivide-se em: Futuro do presente: indica um fato posterior ao momento em que se fala. Ex.: Não tenho a intenção de esconder nada, assim que seus pais chegarem contarei o fato ocorrido. Futuro do pretérito: indica um processo futuro tomado em relação a um fato passado.

Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

A principal confusão entre viram e virão se refere à confusão habitualmente feita entre o verbo ver e o verbo vir. Virão é uma forma conjugada do verbo vir. Viram é uma forma conjugada do verbo ver.

Going to no Simple Future
Comparando com o português, as expressões equivalentes a ele são 'vou realizar', 'vou fazer'. A frase afirmativa desta estrutura verbal é formada pelo sujeito + verbo to be + going to, seguido do infinitivo do verbo principal sem 'TO'.

Na linguagem informal (principalmente no português falado), o futuro do presente pode ser composto pela locução verbal formada pelo verbo IR no presente mais o infinitivo do verbo principal: Amanhã vou viajar logo que o sol nascer. Eles não vão chegar a tempo para o jantar. Vamos comer sozinhos.

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

As duas expressões estão corretas. Deverão ser utilizadas em situações diferentes uma vez que são formadas por verbos diferentes. Na expressão “quando ele vier” está sendo conjugado o verbo vir. Na expressão “quando ele vir” está sendo conjugado o verbo ver.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

Lindo de se ver - Tradução em português – Linguee.

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.