Como escrever o som de um gato?

Perguntado por: srosa . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Onomatopeia de miar do gato: miau.

Tic-tac. Tic-tac...”

As onomatopeias são uma figura de linguagem que é utilizada para representar os mais diversos sons do nosso cotidiano. Por exemplo: “tic-tac” é a onomatopeia do som do relógio). “Miau” (gato), “tchibum” (mergulho) são outros exemplos.

Sons é o plural de som. O mesmo que: falas, rumores, timbres, barulhos, soadas, sonidos, tinidos, toadas, vozes.

As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.

O ronronar do gato é um “ronco” baixinho e constante que, cá entre nós, transmite uma sensação muito boa de aconchego e tranquilidade. Os felinos emitem esse som por meio da respiração, mais especificamente na laringe. Mas por que os gatos ronronam?

O miado de gatos é um tema que desperta bastante curiosidade entre os estudiosos e amantes do bichinho. Entre os diferentes tipos, pode ser fome ou sede, um indicativo de alguma doença, a fêmea no cio e até o estresse.

Quando um gato se sente ameaçado ele pode fazer um rosnado parecido com o sibilar de uma cobra, junto com o barulho ele também irá colocar as orelhas para baixo, mostrar os dentes e estreitar os olhos – tudo isso de forma intencional para se parecer com uma cobra.

Onomatopeia de raiva: grrr.

São onomatopeias: “pocotó” (ato de cavalgar), “smack” (som de beijo), “urgh” (alguém com nojo) e “ratimbum” (som de uma banda).

Outras onomatopeias indicativas de tosse são “Coff!”, “Oss!”, “Uss!”, “Caf!”.

A expressão “SHHH!” reproduz o som feito pela personagem para pedir silêncio.

Sonso é um adjetivo que qualifica o indivíduo que age de modo sorrateiro, escondendo as suas verdadeiras intenções com algum propósito particular. Quando se diz que determinada pessoa é sonsa, significa que aparenta ter uma imagem agradável e inocente, mas na realidade é o oposto.

O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada.

Tópicos deste artigo

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.

A cidade era fétida, feia e fria.

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.
  • Paronomásia.
  • Aliteração.

Para representar os sons da língua que falamos, utilizamos as. Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som.

Grunhido de gato
É um som mais arisco e raivoso, demonstrando que o gatinho não está satisfeito com alguma coisa e quer ser deixado em paz. Pode ser um grunhido de gato mais longo ou mais curto.

O chiado na comunicação dos bichanos
O chiado dos gatos também foi analisado no estudo sobre como os gatos se comunicam, e revela que esse som específico é um péssimo sinal para quem ficar por perto. Segundo a pesquisa, quando o felino chia alto, tenta avisar que algo o incomoda ou que está prestes a atacar.

De acordo com especialistas, esse comportamento parece imitar os seres humanos, em uma tentativa de facilitar a comunicação. Ou seja, uma das razões porque o gato mia é para se comunicar especialmente com seu tutor!