Como escrever no envelope de carta para cadeia?

Perguntado por: amorais3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Você deve escrever nas costas do envelope: o nome da pessoa presa, o número da matrícula e o raio. Na parte do endereço você deve colocar a localização do CDP. Veja um exemplo: Na parte da frente do envelope, basta colocar o seu nome completo e endereço.

Onde escrever cada endereço no envelope: o do remetente e do destinatário? Quando esta informação tem de ser inserida manualmente, o endereço do remetente normalmente é colocado no canto superior esquerdo do envelope e o do destinatário, no centro ou canto inferior direito.

O que é o remetente e o destinatário no envelope:
Quem deseja enviar uma correspondência por correio precisa preencher o seu endereço de origem (remetente) e o de destino (destinatário), ou seja, indicar as informações necessárias para que o objeto enviado seja corretamente entregue.

A forma correta de preencher é colocar os dados do remetente na parte de trás (onde fica a aba que fecha o envelope) e os dados do destinatário, juntamente com o selo, na parte da frente (lado liso).

Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso. Veja as formas de endereçamento no site dos Correios, clicando aqui. Você pode escrever à mão, ou utilizar a etiqueta com o endereço que é enviado para você por e-mail, já no formato padrão dos Correios.

Resposta verificada por especialistas
Remetente é que está enviando a carta e destinatário será quem vai receber a carta. Inclusive é comum que as cartas já venham com o espaço apropriado para se colocar os nomes de destinatário e remetente, visto que além de identificar as cartas, contribui para o envio da carta.

Como escrever uma carta?

  1. Ter definido o seu destinatário (interlocutor). Isso é importante para que se saiba o tipo de linguagem e, consequentemente, o tipo de carta a serem utilizados.
  2. Definir o assunto. ...
  3. Escrever o texto dentro dos parâmetros estruturais estabelecidos na carta (data, vocativo, assunto e despedida).

Os termos remetente e destinatário estão relacionados às formas de endereçamento utilizadas para enviar cartas e encomendas por meio dos Correios. Enquanto o remetente é aquele que envia, o destinatário é recebedor final.

O remetente refere-se ao indivíduo ou entidade que envia uma mensagem. Esse remetente envia informações para o destinatário que, por sua vez, é o recebedor desta mensagem.

Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso. Veja as formas de endereçamento no site dos Correios, clicando aqui. Você pode escrever à mão, ou utilizar a etiqueta com o endereço que é enviado para você por e-mail, já no formato padrão dos Correios.

Para enviar cartas, os Correios cobram uma taxa de operação que é identificada pelo selo. O valor do selo varia de acordo com o peso da mensagem, atualmente está entre R$ 6,55 e R$ 9,25.

Abreviatura A/C e a/c
Numa carta ou envelope, a abreviatura deverá ser escrita antes do nome do destinatário, não necessitando de ponto, dois-pontos ou qualquer outro sinal de pontuação pelo meio: a/c Paula Torres.

E o lado completamente liso é onde se deve preencher os dados do destinatário (quem vai receber o envelope). É neste lado do destinatário que irão os selos (se houver), e/ou a etiqueta de registro, se a forma de envio for em carta registrada, em SEDEX, etc.

A inclusão, feita na Lei Postal (6.538/78), não vale para documentos e impressos, como jornais e revistas. A lei atualmente não exige comprovação de identidade dos remetentes de objetos postais.

O Envelope Saco Kraft Pardo 80g é muito utilizado para o envio de documentos pelos correios, é indicado para uso doméstico e também em escritórios. É uma ótima opção para auxiliar na organização e arquivamento de documentos.