Como escrever na terceira pessoa no TCC?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Você escreve sobre alguém usando seu nome ou pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, ela, eles, aqueles, ela, ela/seu. Outros nomes populares também são considerados apropriados. Por exemplo: Silva acredita em outra coisa.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

O ponto de vista da terceira pessoa usa tanto nomes próprios, como o nome de uma pessoa, quanto pronomes que se referem a indivíduos ou grupos (por exemplo, médicos, pesquisadores), mas não se refere diretamente ao leitor.

O texto deve ser escrito na 3ª pessoa do singular, com verbo na voz ativa.

3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Substitua expressões como “eu acho”, “na minha opinião”, “do meu ponto de vista” etc., por outras mais gerais, como “é bom lembrar”, “é preciso considerar”, “é importante”, “convém observar”, entre muitas outras; 2. Evite ao máximo o uso da primeira pessoa do singular.

nós podemos (presente do indicativo); eu pude, tu pudeste… nós pudemos; puderam ou poderam: eu pude, tu pudeste… eles puderam; podia ou pudia: eu podia, tu podias, etc.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa ), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa ), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa ), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Ileísmo é um termo que descreve a prática de se referir a si mesmo em terceira pessoa. Por exemplo, em vez de dizer "eu acho que isso é verdade", uma pessoa que usa o ileísmo pode dizer "João acha que isso é verdade".

É um narrador em terceira pessoa e narra apenas o que vê, o que observa, isto é, não participa da história e nem tem conhecimento total dos fatos e personagens: “O sol estava começando a abaixar e a luz da tarde estava sobre a paisagem quando desceram a colina.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Tempo verbal
Quando você explicar o que fez ou que obteve, use passado; – Use presente na Introdução e na Revisão Bibliográfica; – Use passado em Materiais e Métodos nos Resultados. Exceções: se você atribui uma afirmativa a alguém , use passado; se você apresenta, na análise estatística , use o presente.

É imprescindível o emprego da terceira pessoa no texto (impessoalidade). A primeira pessoa NÃO poderá ser utilizada.

Você pode alternar entre primeira, segunda e terceira pessoa, mas isso precisa ser feito de maneira coerente. A maior parte dos escritores que vejo alternarem entre essas narrações faz isso por capítulos. Há capítulos em que o autor narra em primeira pessoa, e há capítulos em que o autor narra em terceira pessoa.

O ideal é sempre utilizar verbos no infinitivo no início do enunciado dos objetivos. Ou seja: verbos que terminem: com ar, er ou ir. Isso porque os verbos no infinitivo facilitam a compreensão da finalidade do trabalho.