Como escrever minhas qualificações?

Perguntado por: oevangelista . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Na hora de escrever o seu resumo de qualificações, mencione as suas principais habilidades profissionais e características pessoais, citando um exemplo de como usou estas habilidades e diga quais são os seus objetivos profissionais para o futuro.

Dicas para fazer um ótimo resumo de qualificações
A seguir fale da sua experiência, qual cargo ocupou e as principais áreas de atuação. Utilize adjetivos como sólida, excelente, profunda experiência para dar destaque as competências e principais vivências de sua carreira.

Qualificação é o ato ou efeito de qualificar, ou seja, atribuir uma qualidade ou um título a algo. Este termo pode ser também atribuído as condições referentes à formação profissional e experiência de alguém, sugeridas para o exercício de um cargo, por exemplo.

Como colocar as habilidades no currículo? Para colocar as habilidades no currículo, crie uma seção “habilidades no currículo”. Nela, liste 5 ou 6 das suas principais habilidades que sejam relevantes e que reflitam as suas principais qualidades profissionais.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

O objetivo profissional deve ser real, viável e falar por você. O ideal é identificar quais áreas de atuação você tem mais habilidade e mais interessam para a sua trajetória.

Os dados que devem aparecer são:

  • Nome da empresa onde estagiou ou órgão de pesquisa.
  • Período em que estagiou nesta empresa (ou se ainda está nela)
  • O cargo ocupado, se for o caso.
  • Descrição das suas atividades nesta empresa.

Exemplos de qualificações para currículo geral

  • Criatividade;
  • Eficiência;
  • Pós-Graduado em (citar curso);
  • Expert certificado em (citar curso);
  • Dinâmico.

Se já é graduado, os de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado são os próximos passos para a qualificação profissional. Quanto mais títulos tiver, maiores serão as suas chances no mercado. Além desses, os cursos de curto e médio prazo também contam muito.

O que são atividades complementares
Elas podem incluir algum projeto pessoal relevante, hobbies, trabalhos de voluntariado, atividades esportivas ou artísticas, experiências multiculturas ou fora do país, empreendimentos ou cursos de idiomas.

Veja o que colocar no objetivo profissional:

  • Experiência e formação acadêmica.
  • Conquistas.
  • Habilidades e qualificações.
  • Objetivo profissional.
  • Como você vai beneficiar a empresa.

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar. “Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem.

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular
Para fazer um currículo quando não se tem experiência na área, antes de apresentar suas experiências profissionais propriamente ditas, é recomendado que você entregue um breve resumo de toda a sua formação.

O perfil pessoal não precisa de ser muito extenso, embora, deva conter a informação necessária para descrever o indivíduo e as suas capacidades. O tamanho ideal para este tipo de perfil é entre seis e oito linhas, considerando que se utiliza uma fonte normal.

De uma forma mais simples e direta, a qualificação profissional é basicamente o conjunto de atributos que uma pessoa reúne para se posicionar e ser capaz de conseguir o seu lugar no mercado de trabalho.

Como foi dito acima, as habilidades podem ser definidas a partir do “saber fazer”. Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.

O que são competências profissionais? De um modo geral, a descrição de competências profissionais está relacionada à capacidade que uma pessoa tem de executar determinada tarefa. Isso quer dizer que ela está diretamente ligada aos termos, como: aptidão, habilidade e qualificação.

7 competências mais procuradas pelas empresas

  • Trabalho em equipe.
  • Flexibilidade.
  • Comunicação eficaz.
  • Desenvoltura para resolver problemas.
  • Aceitar feedback.
  • Autoconfiança.
  • Pensamento criativo.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  • Criatividade em propor soluções.
  • Flexibilidade e adaptação.
  • Proatividade para iniciar projetos.
  • Energia e motivação com suas tarefas.
  • Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  • Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

O que colocar no currículo para primeiro emprego:
Mencione a sua experiência em estágio ou voluntariado; Liste suas habilidades e competências; Inclua informações complementares; Faça um objetivo profissional do currículo.