Como escrever local e data em documentos oficiais?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008.

Ao escrever datas por extenso, números menores que dez não devem levar um “zero à esquerda”: escreva-se, portanto, “Brasília, 9 de março” (e não "Brasília, 09 de março").

Em infográficos, tabelas, créditos de imagens, crawl ou textos de agenda, pode-se usar a data de forma abreviada: 7/2/12. Nesse caso, separe os números por barra e não use zero antes de números: 07/02/12. Com as palavras dia e este e antes dos dias da semana, a preposição é facultativa.

Local: colocar cidade da qual se está escrevendo a carta no canto esquerdo superior da página. Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula.

Ao fazer uma referência de site conforme a ABNT, a data deve ser apresentada da seguinte forma: Formato de dia (dois números), mês (três primeiras letras abreviadas) e ano (quatro números). O único mês que deve ser escrito por extenso é maio. Por exemplo: 04 abr 2023.

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.

A formatação da numeração deve obedecer ao seguinte padrão: tipo de documento + número/ano/SIGLA do Setor; • O único brasão permitido nos cabeçalhos é o Brasão de Armas da República; Não utilize siglas nos cabeçalhos e rodapés de ofícios.

O assunto deve dar uma ideia geral do conteúdo do documento, de forma sucinta. Em um documento oficial, é necessário que a sua estrutura contenha introdução, apresentando o objetivo do documento; o desenvolvimento, onde o assunto será detalhado; bem como uma conclusão, de modo a afirmar a posição sobre o assunto.

1h - 2h - 3h - 4h - 5h - 6h - 7h - 8h… Exemplo: A reunião será às 8h. Observe: sem espaço ente o número e o h, sem s e sem ponto! Exemplo: O início da palestra está marcado para às 19h30min.

Para inserirmos a data de hoje em uma célula selecionada podemos simplesmente utilizar o atalho CTRL + ;. Exemplo de resultado obtido: 17/01/2022. Para a inserção da hora, o atalho a ser utilizado é CTRL + SHIFT + ; (ou invertendo o CTRL e o SHIFT: SHIFT + CTRL + ;).

Com a chegada de 2020, devemos tomar cuidado com a abreviação das datas. A dica é que a partir do dia 1 de janeiro as pessoas escrevam a data em formato completo, ou seja, 2020 mesmo e não só 20. “Se observar bem, é possível sim, a alteração da data, e dependendo da situação pode ocasionar um transtorno.

Frequentemente datas serão precedidas com um "c." ou um "ca." Estas são abreviações da palavra latina "circa" que significa em torno, ou aproximadamente.

Dia 162 de 2023. Semana 23.

Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.

Local e data: Toda a carta foi escrita em uma determinada cidade e em uma data. É importante destacar esses elementos pois, caso a carta fosse enviada, seria um meio do destinatário saber de onde e quando aquilo foi escrito.