Como escrever espécie?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Em nomenclatura científica, os nomes de espécies são escritos em itálico. O nome do gênero tem sempre a inicial maiúscula e é escrito primeiro; o epíteto específico segue o nome do gênero e é sempre escrito todo em minúsculas.

Gênero: constituído por um conjunto de espécies; Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

Espécies são identificadas pela nomenclatura binomial, desenvolvida pelo biólogo Carlos Lineu no século XVIII, ainda hoje utilizada para denominar todos os seres vivos conhecidos.

Quando escrevemos o nome de uma espécie, utilizamos normalmente dois termos: o gênero e o epíteto específico. Algumas vezes, no entanto, observamos a nomenclatura trinomial, como é o caso da ave: Haematopus ostralegus occidentalis.

Subespécie é uma categoria taxonômica inferior a espécie (infraespecífica). Refere-se às populações regionais de uma mesma espécie que, em razão do isolamento geográfico ou melhoramento genético, não fazem troca de genes entre si. Categoria taxonômica abaixo de espécie.

Grafia usada em todos os países falantes de língua portuguesa exceto no Brasil, onde se escreve gênero.

Este sistema é conhecido como o Código Bacteriológico. Uma bactéria tem um nome binomial que consiste em duas partes: o nome do gênero ao qual ela pertence e o nome da espécie. Ao se referir a uma bactéria em um artigo, o autor deve sublinhar ou colocar em itálico o nome no texto.

Em nomenclatura científica, os nomes de espécies são escritos em itálico. O nome do gênero tem sempre a inicial maiúscula e é escrito primeiro; o epíteto específico segue o nome do gênero e é sempre escrito todo em minúsculas. Não há exceção a isso.

- A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo; - A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado. Ex: Cachorro - Canis familiaris - C.

Homo sapiens é o binômio, ou nome científico, usado para classificar a espécie humana.

A maneira mais rápida de sublinhar texto é pressionar Ctrl+você e começar a digitar. Quando quiser parar de sublinhar, pressione Ctrl+U novamente. Você também pode sublinhar texto e espaços de várias outras maneiras.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Podemos expor três visões gerais a respeito desta entidade: (1) espécies são reais e constituem a unidade que evolui (visão realista); (2) espécies não são reais e são populações intercruzantes (demes) que evoluem (nominalismo – nenhuma definição é realmente necessária); (3) espécies não são reais, mas elas são a ...

Espécie é um conjunto de populações ou um grupo de organismos que tem potencial para cruzar entre si e produzir descendentes viáveis e férteis.

O conceito biológico de espécie pode ser assim definido: Espécies são grupos de indivíduos que se reproduzem entre si e que estão isolados reprodutivamente de outros grupos semelhantes. Assim, para a aplicação do conceito biológico de espécie, é fundamental que fique claro o que seja o isolamento reprodutivo.

Sob o ponto de vista biológico, a espécie é um grupo natural constituído pelo conjunto de populações cujos indivíduos, com o mesmo fundo genético, são morfologicamente semelhantes e podem cruzar-se entre si, real ou virtualmente, originando descendentes férteis.

O mundo tem cerca de 8,7 milhões de espécies de seres vivos, segundo uma nova estimativa descrita por cientistas como a mais precisa já feita.

Ordem decrescente. A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente. Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.

O nome do autor deverá ser escrito após o nome da espécie, sem qualquer tipo de separação. Contrariamente, contudo, ao nome científico do organismo, o nome do autor não deverá apresentar qualquer forma de destaque, como itálico ou sublinhado, sendo escrito com letras normais.