Como escrever diácono?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Diácono é o título dado ao terceiro grau da Ordem do Sacramento, pertencente à igreja católica. Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.

diácono = Diác. Digníssimo = DD. Digno, Dom, Dona = D.

O que é um Diácono Ordenado? Os diáconos são líderes clérigos que são chamados por Deus, autorizados pela igreja, e ordenados por um bispo para um ministério de vida a Palavra, Serviço, Compaixão e Justiça (¶329). Os diáconos exemplificam o discipulado cristão por serem uma ponte entre a igreja e o mundo.

Neste sentido, o Concílio de Tours, de 567, chama de “diaconisas” as esposas dos diáconos, apontando sua relevância no contexto comunitário (DANTAS, João Paulo de Mendonça.

O papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da igreja, de modo que os presbíteros possam se concentrar no seu chamado primário. Essa distinção é baseada no padrão encontrado em Atos 6.1-6.

Como se dirigir a um diácono: em uma apresentação formal, um Diácono Permanente deve ser apresentado como "Diácono (Nome e Sobrenome)". Ao se dirigir diretamente a ele, diga "Diácono (Sobrenome)" - ou, por escrito, como "Diácono (Nome e Sobrenome)".

Parabéns, diácono! Que seu dia e toda sua vida tenha sempre essa luz, essa alegria, porque você merece muito ser feliz. Mais do um coração feliz, você tem um coração abençoado pelo Senhor. Que Ele sempre o proteja e mantenha a salvo das obras infelizes deste mundo.

desembargador, desembargadora = Des., Des.ª, Desa. diácono = Diác., Dc. Digníssimo = DD.

C. e D. C. para designarem «depois de Cristo».

Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.

Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.

Não têm a natureza retributiva e sinalagmática do salário, em sentido estrito.

Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

O que faz um diácono? Hoje, na ordenação do diácono, ele pode ser já casado ou celibatário, condição que deve manter depois de sua ordenação. Sua função é auxiliar o bispo no serviço da caridade, sendo também ele um clérigo (Código de Direito Canônico, 266).