Como escrever chopp de vinho?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Embora chopp seja a palavra usada pela maioria das marcas de cerveja e em muitos bares e restaurantes, a forma correta de escrita da palavra é chope, sendo a única forma reconhecida nos dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

A grafia correta da palavra que descreve a cerveja que não passa por processo de pasteurização é CHOPE.

O Chopp de vinho não é a mistura do vinho com o chopp comum, mas o vinho servido direto do barril e oferecido sob pressão da torneira, o que provoca a espuma e o sabor diferenciado, pois as propriedades mais puras do vinho são mantidas.

Chopp de frutas no Pará

Essa cerveja é denominada de Italian Grape Ale, e possui a classificação X3 no Beer Judge Certification Program (BJCP), ainda que possa se sugerir seu enquadramento na categoria 29, como sendo uma “Fruit Beer”, em função da adição da uva ou do mosto de vinho a sua composição.

Chopp vem de schoppe, palavra de origem alemã que significa “copo de meio litro”, medida utilizada para pedir nos balcões dos bares a cerveja do barril. Com o tempo, a palavra passou a ser utilizada até mesmo pelos brasileiros.

A palavra Chopp vem do alemão “Schoppen” que nada mais é do que uma unidade de medida, como é o “pint” na Inglaterra ou o “ml” no Brasil. A medida varia um pouco em cada região do país mas, via de regra, pode ser entendida como como meio litro.

A cerveja, como é engarrafada, produz uma espuma mais rala, fina e que se desfaz com mais facilidade. No quesito sabor, por mais que seja muito leve, o processo de pasteurização altera um pouco o sabor: o chopp, devido ao frescor, tem um sabor mais leve que a cerveja, mas a preferência varia do gosto de cada um.

loja f (plural: lojas f)

Ambos os produtos possuem os mesmos ingredientes e seguem os mesmos métodos de produção, os quais variam de acordo com o mestre cervejeiro. A grande diferença é que, ao final, a cerveja é pasteurizada e o Chopp, não. A pasteurização começou a ser utilizada para prolongar o tempo de vida das cervejas.

chopezinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O chopp de vinho harmoniza melhor com pratos como risotos, carnes vermelhas e massas com molho vermelho. Além disso, também combina com queijos e pratos feitos com esse alimento.

Itália

O chopp de vinho surgiu na Itália, quando produtores de cerveja decidiram acrescentar a uva à bebida, resultando em um líquido saboroso, refrescante e elegante na medida certa. Com o passar dos anos, a tradição de adicionar a uva à produção da cerveja / chopp atravessou o oceano e desembarcou em outros países.

O sommelier destaca que, por ser composta por cerveja pilsen, vinho e açúcar, a bebida é doce e muito calórica, mas considera que é justamente este o elemento que a torna tão popular. — Por ser uma bebida doce, ela não conta com o amargor típico da cerveja. O sabor adocicado é a receita de seu sucesso.

Sacolé: é o nome do geladinho no Rio de Janeiro. E também comum no Rio Grande do Sul. Refresco: é o nome geladinho no Mato Grosso. Dindim: é como se chama geladinho no Nordeste, no Norte e em Brasília.

Na lista tem o mais conhecido, de groselha, o “Hulk”, que vem com adicional de menta, e o “Preto”, com caramelo. A ideia de criar uma variação da bebida, uma das mais pedidas, partiu de uma visão dos proprietários. “Meu pai inventou o chopp de groselha para agradar as mulheres que não gostavam do amargo da cerveja.

chopes

O plural da palavra chope é chopes, seguindo a regra básica de formação do plural através da junção do -s final. As formas chopps e choppis estão erradas.