Como escrever certo a palavra hexa?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Aurélio, com o som de k+s: hexa, hexacampeão, hexacampeonato. Nas demais – sempre palavras eruditas, como hexagrama, hexaciclo, hexaedro – só o tempo dirá qual pronúncia vai se firmar: por ora, valem as duas.

he·xa·cam·pe·ão |z| ou |gz| [ Desporto ] Que ou o que é campeão pela sexta vez, geralmente seguida, numa competição ou campeonato. Feminino: hexacampeã. Plural: hexacampeões.

Palavras que rimam com Hexa: Complexa. Desconexa. Exa.

pronúncia "ÊZA"(assim mesmo, fechada). culta ou à popular), palavras iniciadas por E ou H, seguidos por som de Z, escrevem-se com X.

1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Único pentacampeão. A Seleção Brasileira chega ao Qatar em busca do tão esperado hexacampeonato da Copa do Mundo. Dessa forma, para entrar de vez no clima do torneio mais importante da temporada, relembre os cinco títulos do Brasil, marcados por diferentes gerações de craques.

Brasil hexa em 2022 e penta em 2002
Desde então, ele não parou mais, acertando a Espanha vencedora do mundial de 2010, Alemanha em 2014 e, por fim, França em 2018. O próximo acerto, quem sabe, pode ser o mais comemorado de todos, nessa trajetória.

Trata-se de uma prefixo que significa 6. Hexágono é um polígono de 6 seis lado; Hexacampeão é um time que já foi campeão 6 vezes.

Significado de Hexacampeão
substantivo masculino Algo ou alguém seis vezes campeão. Etimologia (origem da palavra hexacampeão).

Significado de Heptacampeão
adjetivo Algo ou alguém que é (ou foi) sete vezes campeão: time heptacampeão; jogador heptacampeão.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
que é ou foi sete vezes campeão. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Fem : heptacampeã . ETIMOLOGIA voc comp do gr heptá+campeão.

E o Brasil é o favoritaço, com 33% de chance de conquistar o hexa.

[ Desporto ] Que ou o que é campeão pela quinta vez, geralmente seguida, numa competição ou campeonato.

1. [Informal] Pessoa que já teve com outra uma relação de casamento ou namoro, em relação a esta última (ex.: tem uma relação conflituosa com as suas duas ex). 2. [Informal] Pessoa que deixou de ser alguma coisa.

Da mesma forma, tricampeão é o campeão três vezes em sequência, tetracampeão é quem vence quatro campeonatos seguidos, pentacampeão é o campeão cinco vezes seguidas e assim sucessivamente (hexacampeão, heptacampeão, octacampeão...).

Marcos, Cafu, Lúcio, Roque Junior, Edmilson, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo. No banco, Denílson, Edílson e Kleberson foram essenciais na campanha rumo ao penta.

Você já sabe que é decacampeão! Enfim, vale um resumo das formações vocabulares citadas aqui: campeão, bicampeão, tricampeão, tetracampeão, pentacampeão, hexacampeão, heptacampeão, octacampeão, eneacampeão, decacampeão, hendecacampeão (ou undecacampeão), dodecacampeão.

apresenta o ranking completo de títulos mundiais. Único pentacampeão, o Brasil segue como o maior vencedor da Copa do Mundo. Os cinco títulos foram conquistados em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A Seleção Brasileira é seguida por Alemanha e Itália, ambas com quatro, e Argentina, com três.

O Brasil é o maior campeão, com cinco conquistas. Itália e Alemanha têm quatro títulos cada. A GOAL mostra quem já foi campeão, os anos das conquistas e os vice-campeões desse torneio tão amado ao redor do globo.

1958

Depois do vice-campeonato amargo na Copa de 1950, a Seleção Brasileira se tornou campeã mundial pela primeira vez em 1958, na Suécia, contra os donos da casa.

Entre os oito países que já foram campeões da Copa do Mundo, o Brasil lidera o ranking de títulos com o pentacampeonato, partindo agora para a edição em 2022, no Catar, para a tentativa de conquistar o hexa. Em segundo lugar no ranking de campeões da Copa do Mundo estão as seleções da Itália e Alemanha.

O Brasil, único país com cinco títulos, pode se tornar o primeiro hexa, mas, no mínimo, será o único penta até 2026. No ranking dos maiores campeões, há duas equipes com quatro troféus. A Itália, que triunfou em 1934, 1938, 1982 e 2006, nem se classificou para a disputa no Qatar.