Como escrever bom dia tudo bem corretamente?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Sempre que você estiver escrevendo algum texto e houver a necessidade de fazer uma saudação, o correto é escrever “bom dia”, sem o hífen. A regra é a mesma para “boa tarde” e “boa noite”. Acompanhe exemplos: Bom dia, Joana!

Cumpre ressaltar, portanto, que as saudações – recorrentes no nosso dia a dia –, não apresentam o uso do hífen – assim, o mesmo se aplica a tal expressão (“bom dia”). Veja alguns exemplos: Bom dia, caros colegas! Caro usuário, bom dia!

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação, pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento, desse modo, Bom dia!

Devo escrever “boa tarde, amigo!” ou “boa tarde amigo”? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.

Bom dia é uma expressão usada para saudar as pessoas durante toda a manhã, até o horário de meio dia. A saudação de "bom dia" além de ser um cumprimento significa o desejo de que o outro tenha um dia tranquilo. Após o horário de meio dia, a saudação passa a ser "boa tarde", que é utilizada até o cair da tarde.

Vejamos alguns exemplos práticos: Boa tarde, Joana! Joana, boa tarde! Prezado Diretor, bom dia!

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Sim, na frase: Bom dia! Se utiliza ponto de exclamação , pois trata-se de uma frase exclamativa que tem por finalidade saudar alguém. Esse sinal de pontuação é uma marcação importante para frases que expressam sentimentalidade ou que servem de cumprimento , desse modo, Bom dia!

Ele é usado em frases declarativas, imperativas e interrogativas indiretas. O ponto-final serve para encerrar um período. Ponto-final é um sinal de pontuação que encerra o período. Ele é usado no final de frases declarativas e imperativas.

Comece sempre com uma saudação que se adeque a relação que você tem com o outro. Termos como “Fulana, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, ” Caro Fulano, boa noite!”, sempre caem bem. Se você ficar trocando e-mails com a pessoa ao longo do dia, não precisa saudá-la o tempo todo, basta apenas chamá-la por seu nome.

olá, tudo bem? [exemplo]
olá, tudo bem? (também: oi, tudo bem?, oi, como vai?, como estás?)

Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.

Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

A vírgula serve para intercalar elementos que exercem a mesma função sintática, quando não estão unidos por conjunções, como na frase de Machado de Assis: “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais.”

Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Qual a melhor frase de bom dia?

  • Bom dia! Cada manhã marca o início de uma nova página no livro da sua vida. Então, escreva hoje o melhor capítulo de todos! ...
  • O ontem já passou, o amanhã é um mistério. Mas o hoje é uma bênção! Bom dia! ...
  • Bom dia! “ A vida por si só é o mais maravilhoso dos contos de fada.” (

A expressão “bom dia”, escrita sem hífen, refere-se à saudação. A mesma regra se aplica a “boa tarde” e “boa noite”. Vejamos alguns exemplos: Bom dia, meu amigo!

Bom-dia a todos.