Como escreve precisasse ou Precisa-se?

Perguntado por: sramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

É sempre escrito com ss nas suas terminações. Exemplos: Se eu precisasse de você, você saberia! Quem me dera que ele precisasse de mim...

1.No primeiro caso (precisa-se) a sílaba tônica é o ci. 2. Na segunda forma verbal do verbo precisar "precisasse" a sílaba tônica é o "sa".

Precisam é a forma verbal na terceira pessoa do plural do presente do modo indicativo do verbo precisar. Elas precisam de ajuda. Precisam ser protegidos.

Então, o sujeito da oração está indeterminado, logo, quando ocorre esse tipo de indeterminação, o verbo deve permanecer no singular, independentemente se o objeto estiver no plural. Portanto, a construção “precisa-se de empregados” está correta!

1 deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, é necessário, recomenda-se, aconselha-se.

Precisa-se de empregados: Frase correta, pois neste caso o sujeito é indeterminado e o verbo ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de ajudantes. Precisam-se de ajudantes: É erro. Até a próxima.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Exemplos de sujeito indeterminado:
Precisa-se de vendedores.

Esse é o motivo de o verbo “alugar” ficar no plural na frase “alugam-se casas”: “alugar” é verbo transitivo direto, e “casas”, o objeto direto que se transformou em sujeito; o verbo concorda com o sujeito, por isso fica no plural.

Quando exerce a função de pronome reflexivo recíproco, o “se” é usado em frases na voz passiva recíproca e indica que uma ação verbal ocorreu de forma mútua, ou seja, um fez um ao outro e vice-versa. Exemplos: Eles se abraçaram e tudo terminou bem. Depois da festa, os amigos se despediram e foram embora.

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Verbos flexionados com a partícula "se" e preposição ficam invariáveis no singular, mesmo com predicado plural!

É inadequado, portanto, o emprego do "se" - partícula apassivadora - em início de sentença. É interessante exemplificar, ainda, o emprego inadequado do "se" quando este exerce a função de partícula integrante de verbos.

A forma correta é vendesse.
Vendesse e vende-se, formas do verbo vender, pronunciam-se de forma diferente.

Sinônimo de se

  • Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.
  • Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
  • Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.

Ser comprometido com suas funções e compromissos é essencial para ter um bom desempenho e garantir bons resultados. Ter responsabilidade, cumprindo prazos, trabalhando as horas previstas e esforçando-se para bater as metas da empresa, também é muito importante.

7 dicas de como se portar dentro da empresa

  1. Seja pontual. (Fonte: Giphy) ...
  2. Preste atenção ao se vestir. (Fonte: Giphy) ...
  3. Seja educado sempre! (Fonte: Giphy) ...
  4. Siga o código de ética. (Fonte: Giphy) ...
  5. Seja organizado. (Fonte: Giphy) ...
  6. Tenha cuidado com as redes sociais. (Fonte: Giphy) ...
  7. Não confunda colegas com amigos. (Fonte: Giphy)

Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. — A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.