Como escreve excesso ou Ecesso?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A forma correta de escrita da palavra é excesso. As palavras exceço e ecesso estão erradas. O substantivo masculino excesso indica tudo o que ultrapassa o normal e o aceitável, bem como tudo aquilo que sobra, sendo sinônimo de excedente, restante, resto.

A forma correta de escrita da palavra é exceção. O termo “excessão”, com “ss”, não existe na língua portuguesa. Além disso, a palavra exceção é um substantivo feminino que não deve ser confundido com o substantivo masculino excesso.

ex·ces·so |eis| ou |es|

  1. Diferença para mais; demasia; sobejo.
  2. O que ultrapassa o legal, o habitual.
  3. Desregramento; desmando.
  4. Falta de moderação.
  5. Cúmulo; grau elevado.

2 abundância, monte, exagero, despropósito, demasia, exorbitância, overdose, montão, cúmulo, fartura, mundo, quantidade, redundância, superabundância, superfluidade. Descomedimento: 3 descomedimento, desmando, desregramento, exageração, imoderação, intemperança.

Significado de prolixo
Que usa palavras em excesso; que fala ou escreve usando mais palavras do que o necessário; verborrágico. Que não consegue resumir uma ideia nem encurtar um pensamento: jornalista prolixo. Que se perde em explicações supérfluas, insignificantes: orador prolixo.

A forma correta de escrita da palavra é excesso. As palavras exceço e ecesso estão erradas.

Beber água em excesso faz mal? Como tudo em excesso faz mal, a água não foge à regra. Apesar de haver inúmeros benefícios de beber muita água, quando o consumo é maior que o necessário, os rins são sobrecarregados, causando um desequilíbrio de eletrólitos no sangue.

O excesso de peso significa que há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. Já obesidade (IMC acima de 30) significa que a acumulação de gordura é muito acima do normal, com impacto na saúde em geral. Fala-se em obesidade mórbida quando o valor do IMC ultrapassa os 40.

1 exclusão, isenção, reserva, ressalva, restrição.

Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando acontece algo fora da regra comum, um fato inédito, que não era feito ou conhecido antes, e foi aberta uma exceção.

Ruptura de uma regra ou norma: dizem que toda regra tem uma exceção. Estado ou circunstância fora do comum: vantajosas eram as exceções. Condição ou situação privilegiada: abriu-se uma exceção para ela. Indivíduo que não respeita, ou rejeita, normas, padrões e regras.

excesso de zelo

  1. Diferença para mais; demasia; sobejo.
  2. O que ultrapassa o legal, o habitual.
  3. Desregramento; desmando.
  4. Falta de moderação.
  5. Cúmulo; grau elevado.
  6. excesso de zelo. • Comportamento ou atitude que revela cuidado desnecessário ou que prejudica em vez de ser útil.

Excessos é o plural de excesso.

O contrário de excesso é: Contrário de abundância: 1 escassez, falta, ausência, carência, insuficiência, deficiência, pouquidade, exiguidade, nada, míngua, carestia, necessidade, inópia.

Por que certo se escreve com c e não com s? Certo tem sua origem na palavra em latim certus, que significa seguro, determinado e garantido.

advérbio

Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.

Demasiada é o feminino de demasiado. O mesmo que: sobeja, desregrada, exagerada, excessiva, muita.