Como escreve costuma ou Custuma?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

A forma [costuma]pode ser [segunda pessoa singular do imperativo de costumar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de costumar] .

A grafia correta da palavra é usar, escrito com a letra s na segunda sílaba.

O verbo costumar usa-se sem preposição, seguido do infinitivo do verbo que indica a acção. Ex.: «Costumo dar um passeio a pé depois de jantar»; «Sara costumava ler um poema antes de dormir.» Existe a formulação costumar-se a, com significado idêntico a acostumar-se a, habituar-se a.

As construções corretas são: a) Estou acostumado a estudar à noite. b) Eu costumo estudar à noite. Isso se dá porque, na maioria esmagadora dos casos, acostumar é sinônimo de “habituar”, enquanto costumar pode ser substituído por “ter por hábito” ou “ser habitual”.

Modo de agir de um grupo social: 2 comportamento, conduta, jeito, maneira, procedimento, modo, estilo.

1 emprego, ofício, ocupação, função, serviço, mister, exercício, expediente, negócio.Exemplo: Finalmente vou mudar de empresa.

2. Em nossa companhia. 3. De nós para nós.

Indicativo

  1. Presente. eu. costumo. costumas. costuma. costumamos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. costumei. costumaste. costumou. costumámos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. costumava. costumavas. costumava. costumávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. costumara. costumaras. costumara. costumáramos. ...
  5. Futuro. eu. costumarei. costumarás. costumará costumaremos.

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

Verbo usar com transitividade direta
O verbo usar, quando empregado sem preposição, terá como complemento um objeto direto. Observe as seguintes frases: Márcia usava sempre seu computador. Marcelo usou seus amigos como testemunhas.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele, se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquecer-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida, que aos poucos se gasta e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma”.

adjetivo Que se habituou ou se acostumou mal; que se acostumou ao que é cômodo ou fácil; mal-habituado. Etimologia (origem da palavra mal-acostumado).

Significado de Acostumado
adjetivo Que se conseguiu acostumar; que se acostumou. Que se comporta de uma maneira específica por hábito ou costume. Que é habitual por ser familiar; costumeiro. Determinado por influências externas; adaptado.

costume substantivo (plural: costumes)

O que é considerado geral, habitual, normal.

Viria do Latim CONSUETUDO, “hábito, costume”, ligado ao uso repetido de certas vestimentas pelo menos em áreas eclesiásticas e militares.

“Segundamente”
De acordo com Carolina, muitos estudantes usam “segundamente” no terceiro parágrafo, para complementar uma informação ou argumento. Mas a verdade é que essa palavra não existe. “Além disso” e “por conseguinte” são boas opções de conectivos para esses casos.

A palavra mantém as duas consoantes para que a vogal anterior não perca a nasalidade. No Brasil, a forma usada é conosco.

Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito. Quanto a “noz”, esta palavra se refere ao fruto da nogueira.

Alternativa a: são, eram, serão, eram, são.

  1. - está (tu) esteja (ele/ela) estejamos (nós) estai (vós) estejam (eles/elas)
  2. - não estejas (tu) não esteja (ele/ela) não estejamos (nós) não estejais (vós) não estejam (eles/elas)
  3. para estar (eu) para estares (tu) para estar (ele/ela) para estarmos (nós) para estardes (vós) para estarem (eles/elas)