Como escreve correto infelizmente?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A forma correta de escrita da palavra é infelizmente, com z. A palavra infelismente, com s, está errada. Devemos utilizar o advérbio infelizmente sempre que quisermos referir alguma coisa que foi feita com infelicidade ou algo que ocorreu de forma infeliz.

Origem etimológica:latim infelix, -icis. Plural: infelizes.

«No caso [de infelizmente], não se trata de um só processo de formação de palavras. O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz.

Por conseguinte, infelizmente deve ser analisada como palavra derivada por sufixação, considerando que a sua base é o adjectivo infeliz (este, por sua vez, derivado de feliz por prefixação).

1. De modo feliz. 2. Usa-se para indicar felicidade ou contentamento em relação ao que se diz ou ouve.

Infelizmente é um advérbio de modo que é usado para descrever uma situação de ocorre de modo infeliz, ou triste. Desafortunadamente e tristemente são sinônimos de infelizmente, uma palavra que serve para indicar um evento, situação ou circunstância que é lamentável ou desagradável.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

- FELIZMENTE é o resultado do casamento entre o radical FELIZ e o sufixo MENTE.

1 deprimido, consternado, amargurado, desalegre, descontente, desgostoso, injucundo, lamentoso, lastimoso, malcontente, melancólico, merencório, mofino, sorumbático, soturno, taciturno, triste, tristonho.

2 torna-se, fica, vira, faz-se, passa, converte-se, transforma-se. Exemplo: O Sérgio é meu amigo se eu deixar de ser amigo da Milena. Refere-se: 3 refere-se, concerne, toca, respeita, interessa, relaciona-se, compete, tange.

unfortunately adv
Infelizmente eu perdi a aposta. Unfortunately, I have lost the bet.

Por que tantas palavras terminam com a sílaba 'dor'?
Ele ainda pergunta se há alguma relação entre este sufixo e a palavra 'dor', no sentido de sofrimento. Pasquale explica que o sufixo latino '-dor', na verdade, indica o agente de uma ação.

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

É URGENTE DOU 55 PTSporque o radical de infelicidade é feli/z se existe a palavra feli/cidade?

Portanto a palavra infelizmente foi formada por derivação prefixal e sufixal, ou seja, acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo.

A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.

Advérbios de modo: bem, mal, rapidamente, loucamente, melhor, pior, assim, com calma, felizmente etc (geralmente, palavras terminadas em “-mente” são advérbios de modo)

felizmente (advérbio) -

1 ainda bem, felizmente, que bom, por felicidade, por sorte, afortunadamente.

O contrário de infeliz é: 1 alegre, animado, contente, exultante, faceiro, jubiloso, ledo, risonho, satisfeito, sorridente, feliz, jovial, radiante, entusiasmado, divertido, brincalhão, festivo, jucundo, fausto, folgazão.

triste

  1. privado de alegria; pesaroso.
  2. que inspira tristeza; penoso; doloroso.
  3. sombrio; funesto.
  4. obscuro; lúgubre.
  5. insignificante.
  6. mesquinho; miserável.
  7. ridículo.