Como escreve Até que enfim?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Expressão que indica alívio ou contentamento por algo muito esperado ou desejado finalmente acontecer (ex.: até que enfim nos encontramos, meu bom amigo; o barulho parou, até que enfim!).

A expressão é “at last“. Veja os exemplos: You're here at last!

Quando se usa em fim? A locução adverbial em fim é composta pela preposição em e pelo substantivo fim, que, juntos, indicam o final de algo. Por isso, pode ser substituída pelos termos “no final”, “no término” etc. Costuma apresentar a preposição de após seu uso, indicando o fim de algo, “em fim de” acontecer.

Assim, pode ser substituído por seus equivalentes “finalmente” e “por fim”. Entretanto esse advérbio teve seu significado expandido e assumiu também a função de expressar a conclusão de um pensamento. Então pode ser igualmente substituído por “em suma”, “em síntese”, “por último”, “resumindo”, “concluindo”.

1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.

A vírgula isola expressões intercaladas na oração, como: por exemplo, contudo, todavia, além disso, logo e enfim, entre outras, usadas para expressar oposição, explicação, conclusão.

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

a·té té 1. Indica limite ou termo espacial, temporal ou quantitativo (ex.: só podemos ir até ali; o prazo é até amanhã; o recinto pode receber até 1000 pessoas). 2.

enfim {advérbio}
al fin {adv.} finalmente {adv.}

O uso está correto. É possível usar apenas a palavra 'enfim' com o sentido de encerramento ou a expressão 'mas enfim', significando que o acontecido se opõe ao que talvez fosse desejado.

Final de tarde. Exemplo de uso da palavra Entardecer: Vamos nos encontrar ao entardecer de hoje.

Enfim ou em fim

  1. até que enfim;
  2. enfim em casa;
  3. enfim casados;
  4. enfim sós;
  5. enfim férias;
  6. enfim sexta;
  7. enfim acabou;
  8. enfim chegou.

Indica limitação: 3 no máximo, não mais que, apenas, somente, tão somente, só, tão só.

O mesmo que ao fim e ao cabo. Por último, finalmente.

7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que.

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.