Como escreve abóbora correto?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Moranga e cabaça são variedades de abóbora.

Significado de Abóbora
substantivo feminino Fruto da aboboreira, de cor alaranjada ou avermelhada, muito usado na culinária por sua polpa comestível; jerimum. [Botânica] Árvore que produz esse fruto; aboboreira.

É uma palavra esdrúxula (Portugal) ou proparoxítona (Brasil), acento tônico na antepenúltima sílaba.

Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa , emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade semântica e mantêm acento próprio, podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco- ...

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

A abóbora, também conhecida como "jerimum", é um dos alimentos mais versáteis na cozinha - afinal, pode ser aproveitado por completo e em diversas preparações, tanto doces quanto salgadas.

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto em termos botânicos e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.

América

A cultura da abóbora teve origem na América, onde foram domesticadas há cerca de 9.000 anos, pela civilização Olmeca e seu cultivo foi adotado pelas civilizações Maia, Asteca, Inca, entre outras. Atualmente, são cultivadas em todo mundo.

Os ditongos eu, ei, oi / éu, éi, ói somente receberão acento, quando forem abertos, seguidos ou não de s. Ex. meu, chapéu, deus, troféus. peixe, anéis, rei, réis.

Quando a sílaba tônica é a antepenúltima (abóbora), a palavra é classificada como proparoxítona. Quando a sílaba tônica é a última sílaba (mamão), a palavra é classificada como oxítona.

Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.