Como esconder um arranhão no rosto?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Pegue uma gaze ou outro tipo de curativo e coloque nos arranhões com cuidado, cobrindo o creme antisséptico também. Se for necessário, você pode usar mais de um curativo para cobrir todos os arranhões.

Aplique uma camada fina de corretor no corte com uma esponja de maquiagem. É melhor você cobrir o corte com uma esponja do que com o dedo ou um pincel, visto que a superfície dela é porosa e consegue espalhar o corretor nas linhas e nos cantos da ferida.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Use cera. A cera é o toque final. Além de reforçar o que já está limpo, ela pode ajudar a disfarçar algumas imperfeições, principalmente aqueles arranhões que são mais superficiais. Se você não tem em casa, não se preocupe, porque é possível encontrar a cera até em supermercados.

Quanto tempo é preciso para curar um arranhão? Normalmente, os arranhões são superficiais e curam-se em poucos dias. Os arranhões mais profundos ou em áreas específicas como o rosto, podem demorar um pouco mais para cicatrizar devido à pele ser mais fina ou mais sensível.

Troque o curativo diariamente, uma ou duas vezes, conforme a gravidade do machucado; Quando possível, massageie levemente a pele ao redor do machucado, com as mãos bem limpas. O objetivo é estimular a circulação e a cura; Nunca tire as casquinhas que se formar sobre o machucado.

Nesse caso é possível aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias. Mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto pois, este deve ser aplicado apenas na cicatriz, com objetivo de uniformizar o tom da pele.

Como fazer para que uma ferida cicatrize rapidamente?

  1. Limpe sua ferida com água e um sabão suave.
  2. Aplique um creme curativo ao menos duas vezes ao dia para acalmar, limpar e reparar a sua pele.
  3. Proteja a sua pele do sol com protetor solar de proteção muito alta (FPS 50+).

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.

- Não use maquiagem em cima da pele machucada, pois pode causar uma infecção; - Respeite o limite de idade das maquiagens.

De maneira geral, os primeiros cuidados com escoriações devem ser: 1 – Lavar a área ferida com água corrente e sabão neutro; 2 – Se houver sangramento, pressione a lesão com uma gaze ou pano limpo para estancar o sangramento; 3 – Cubra a lesão com gaze e, se necessário, enfaixe o membro.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Aplique pomada ao arranhão.
Trate o arranhão com uma pomada antisséptica. Use uma pomada antibiótica “tripla”, como a Nebacetin, que contém neomicina, um antibiótico bastante eficaz na cicatrização de cortes. Pomadas antibióticas “triplas” podem ser aplicadas às lesões três vezes por dia.

Hirudoid Pomada está indicado para processos inflamatórios localizados como: - Manchas roxas, hematomas, que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; - Inflamação nas veias superficiais, após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

A limpeza correta evita a formação daquela crosta ao redor dos pontos, que podem se tornar uma cicatriz grande, dependendo do tamanho. Por isso é importante manter sempre bem seco e livre da umidade.