Como escolher uma profissão depois dos 30 anos?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Vale aqui uma orientação importante: não tem curso certo para quem tem 30 anos. O que é importante é seguir o que sua vocação ou vontade pede, e pode ser curso de Engenharia, Medicina, Pedagogia, Direito ou Jornalismo. Siga seu coração, seus interesses e aproveite o momento para progredir na carreira!

5 dicas importantes para escolher a carreira certa

  1. Faça um teste vocacional. ...
  2. Converse com profissionais da área. ...
  3. Pesquise o mercado de trabalho. ...
  4. Assista vídeos e reportagens sobre a profissão. ...
  5. Conheça bem suas opções.

A muito conhecida crise dos 30 anos é um fenômeno marcado pela sensação de impotência, de estar preso em um emprego pouco satisfatório ou a um relacionamento enfadonho. É um período de muita reflexão, ansiedade e questionamentos existenciais.

Se você quer algo mais rápido, o tecnológico é o ideal, porque o tempo de formação é mais curto. São cursos mais práticos, com foco específico no mercado de trabalho. Aos 30 anos, se você quer entrar em um outro mercado de trabalho rapidamente, essa é a opção.

Realmente, 30 é a idade do sucesso. Com 30 anos a gente já em maturidade e emocional para lidar com as adversidades da vida, já sabe do que gosta e do que não gosta e não aceita menos do que merece. Ter 30 anos é entender que é possível ser feliz com o que se tem. Não importa se vale milhões de reais.

Adicionar pessoas da nova área que deseja seguir, interagir com elas, fazer perguntas e postar sobre os seus interesses pode ajudar muito neste processo. É importante deixar o seu perfil totalmente preenchido, demonstrando interesse em mudar de profissão e sua disponibilidade de reaprender.

Não existe uma idade mínima para começar a faculdade, mas é preciso ter concluído o ensino médio. Isso quer dizer que não importa se você tem 18 ou 60 anos, o ensino superior é democrático e recebe gente de todas as idades de portas abertas.

A teoria dos setênios explica a crise dos 30
Acredita-se que nós também passamos por ciclos, com duração média de 7 anos (devido à evolução de cada indivíduo e às mudanças coletivas que passamos no último século, esse tempo varia).

Hoje, pela primeira vez na história, temos cinco gerações convivendo entre si no ambiente de trabalho: Geração Tradicional (também chamada de Silenciosa, abrange as pessoas acima de 65 anos), Baby Boomers (50 a 64 anos), Geração X (35 a 49 anos), Geração Y (21 a 34 anos, também conhecidos como Millennials) e Geração Z ...

Alterações hormonais
Tanto o homem como as mulheres produzem menos hormonas quando atingem os 30. O estrogénio – a hormona que controla o ciclo mensal feminino - começa a diminuir aos 30 e depois aos 35. Isto pode causar o aumento de peso e diminuição da libido.

Como resultado, algumas mudanças podem começar a ser observadas, como desaceleração do metabolismo, perda progressiva de massa muscular, redução na produção de colágeno, aumento do apetite, tendência ao acúmulo de gordura, aumento ou diminuição do fluxo menstrual, alterações de humor e líbido”, afirma a ginecologista.

Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão. Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de autoconhecimento… muitos podem ser os motivos.

Como citado acima, o teste vocacional é, basicamente, uma prova/avaliação psicológica para orientar em qual curso ou carreira mais se encaixa no seu perfil. É o momento para se autoconhecer e descobrir áreas que te motivam e mais combinam com você.

29 anos

De acordo com o Estatuto da Juventude, são considerados jovens aqueles que têm idade entre 15 e 29 anos.