Como Escolher um desodorante natural?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Ao escolher seu desodorante natural, leia os rótulos com atenção. Procure por ingredientes naturais, como óleos essenciais, aloe vera, gengibre e um blend de elementos naturais. Evite desodorantes que contenham alumínio, triclosan e parabenos.

Veja quatro formas de substituir o desodorante

  1. Desodorantes naturais. Pedra ume (ou hume, ou ainda alúmen) é um mineral natural, composto de alúmen de potássio. ...
  2. Bicarbonato de sódio, amido de milho e leite de magnésia. ...
  3. Suco de limão. ...
  4. Álcool.

Há estudos que relacionam algumas dessas substâncias com efeitos negativos sobre a saúde humana e, nesse contexto, o desodorante sem alumínio se apresenta como uma boa alternativa para evitar o contato com substâncias químicas nocivas.

Quem transpira muito nas axilas, e pior, com aquele cheirinho desagradável, siga essa dica caseira: faça uma pasta com gotas de limão e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aplique por 20 minutos debaixo dos braços e depois tome seu banho normalmente. Repita três vezes por semana.

Lave as axilas corretamente
“Água e sabonete são suficientes para fazer a higiene adequada. Quando o cheiro está muito forte, podem ser usados sabonetes antissépticos na área de muito suor para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a dermatologista.

Um desodorante natural pode ter a mesma eficiência dos industrializados se os seus componentes tiverem as mesmas propriedades de eliminação de mau odor e combate às bactérias. Uma alternativa para quem não tem tempo de fazer o seu próprio desodorante é comprar um desodorante natural ou vegano.

“Nos desodorantes aerossóis há parte de éter, álcool e gases como isobutano em sua composição. Essas substâncias podem ter efeito no sistema respiratório, competindo com o oxigênio, e impedindo a troca adequada desse gás nas hemácias, causando a hipóxia, que é a ausência de oxigênio nos tecidos”.

Qual a diferença do desodorante Ban? Os desodorantes Ban Sticks deixam menos marcas brancas. Ao usar a versão roll-on, é importante dosar sempre a quantidade passada nas axilas, porque o excesso de produto pode contribuir com a transferência da pele para as roupas.

Desodorante com alumínio e reações
Muito se fala sobre os riscos do alumínio ao entrar em contato com a pele. Segundo a dermatologista, “devido ao mecanismo de ação dos sais nas glândulas, pode existir o risco de obstrução e inflamação das mesmas”.

"Pode acontecer de algumas pessoas desenvolverem algum processo de irritação após uso contínuo, um processo alérgico em relação à substância. Então, começa a ter coceira, a ficar com vermelhidão na axila", disse Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como é a ação do alumínio presente no desodorante? Os desodorantes com alumínio conseguem diminuir o suor porque os sais de alumínio reagem com a nossa pele e criam uma “barreira” que reduz a produção de suor das glândulas sudoríparas.

Lista com os melhores Desodorantes Masculinos de 2023

  • Gillette. Clear Gel Specialized.
  • Rexona. Antibacterial + Invisible.
  • Old Spice. Proteção Épica Lenha.
  • Nivea. Invisible Black & White.
  • Bozzano. Aerossol Fresh.

Um desodorante natural é um produto livre de produtos químicos e preparado para combater o mau cheiro das axilas. Já a sua versão vegana, além de não usar produtos químicos em sua composição, não faz teste em animais e, geralmente, possui também uma preocupação com a sustentabilidade de suas embalagens.

Desodorante Bion Vitta: além de ser livre de alumínio, o produto é formulado sem adição de outros produtos químicos prejudiciais à saúde. A marca promete eliminar os odores da transpiração sem a necessidade desses ativos em sua composição.

Rexona

O Rexona sem perfume não contém álcool, corantes e parabenos na formulação e, por ser um desodorante antitranspirante, ele ajuda a controlar a produção de suor – o que pode ser um alívio para os momentos de pele sensível.

“Se você parar de usar desodorante ou antitranspirante, pode desenvolver um odor mais forte com o tempo”, disse Doyle. “Quando você para de usar (esses produtos) e sua mais, isso cria um terreno fértil para o crescimento excessivo de bactérias e fungos, o que pode fazer com que o odor se torne mais forte”.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

O sabonete antisséptico com glicerina é a opção mais indicada para acabar com o mau cheiro das axilas. Você pode utilizar sabonetes antibacterianos durante o banho para eliminar microrganismos presentes na área das axilas.

O limão combinado com o bicarbonato de sódio também é uma poderosa mistura para tirar o cheiro de cecê que insiste em ficar impregnado nas roupas.

Outras opções de tratamento para o mau cheiro das axilas que podem ser indicados pelo dermatologista incluem: Remoção definitiva dos pelos das axilas. Uso de antibióticos tópicos nas axilas, como clindamicina ou eritromicina. Lipossucção para remoção das glândulas apócrinas da axila.

Mas você sabia que esse cheiro pode variar de pessoa para pessoa, tanto em intensidade quanto no odor em si? A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.