Como escolher um bacon de qualidade?

Perguntado por: zfreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Na hora de comprar, o bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.

Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.

Bacon, conheça quatro tipos diferentes

  • Guanciale. Vem da palavra italiana guancia, que significa bochecha. ...
  • Bacon. Apesar do reconhecimento não ser unânime, a origem inglesa é normalmente a versão mais aceita. ...
  • Pancetta. Praticamente é um bacon que não foi defumado. ...
  • Lombo Canadense.

Gordura: não despreze a gordura na panela após fritar o bacon (não use óleos para isso), pois a gordura do porco está entre as mais saudáveis. Ela fortalece o corpo e garante energia, protege o coração, além de afastar a síndrome metabólica.

“Caso opte por consumir ovos e bacon no café da manhã, então vale prestar atenção na forma de preparo destes alimentos, no tamanho da porção e na frequência do consumo. Com moderação e sem radicalismos, é possível se alimentar de forma equilibrada.”

O consumo em excesso de carnes ultrapassadas pode causar câncer no intestino. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos, cerca de 40 mil brasileiros descobrem estar doentes justamente com esse tipo de câncer.

Quando consumida em excesso, a pele de porco faz mal porque é rica em gorduras saturas e insalubres, bem como colesterol.

Bacon de costela
Apesar de estar próximo ao corte da barriga, ele tem muito menos gordura (aproximadamente 5%) e o restante é carne pura.

Como identificar o bacon verdadeiro
O bacon verdadeiro precisa ser originário da região abdominal do animal e conter no rótulo essa identificação”, destacou o empresário, em concordância com a nova norma do ministério.

Este corte carne pode ser extraído de ambos animais, porco e boi. O segredo para se obter uma boa peça de bacon é que quanto mais gordura no corte, mais saborosa vai ser a carne. E sim, pode ser feito bacon do boi!

“Existem vários tipos de bacon no mundo todo, mas são três grupos clássicos: o americano, também chamado de panceta, na Itália, que é o belly bacon, feito da barriga do porco. Entende-se por barriga desde a região do ventre, subindo pelo costado do animal até a região do lombo.

Assim como linguiças, dura semanas, mas só enquanto a embalagem não for aberta, e depois precisa ser usado em cinco dias. Caso não vá usar o bacon nesse tempo, embale em filme plástico ou guarde em um saco hermético e congele. Dura dois meses.

É o produto de carne obtido das zonas torácicas e abdominais do porco, constituído pela pele, o tecido gordo entremeado e o tecido muscular, que foi submetido a um processo de marinada em salmoura, seguido de um tratamento de pasteurização.

*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!

Você não precisa de óleo para fritar bacon. Isto porque eles já são cheios de gordura e tudo que se deseja é que eles fiquem sequinhos e crocantes depois do preparo.

Uma fatia de bacon por dia é suficiente para 'aumentar risco de câncer', diz estudo.

Nesse caso, o melhor a se fazer é colocar o alimento na frigideira fria, como mostramos acima, ligar o fogo em temperatura média-baixa e continuar assim até o fim do cozimento. Dessa forma, a gordura se desfaz lentamente, permitindo que o bacon frite da maneira correta, sem queimar.

O estudo descobriu que comer 35 gramas de proteína de manhã ajuda a regular o apetite. Esta quantidade equivale a um omelete de 4 ovos ou duas salsichas e um pedaço de bacon.

Quais os alimentos que deve evitar? - Hamburgueres com queijo e bacon - Os níveis de gordura nestes alimentos processados, são elevados e não são aconselháveis antes de dormir. A gordura estimula a produção de ácidos no estômago, que causam desconfortos como azia ou indigestão.

É saudável comer bacon? O bacon vem da barriga do porco e como um alimento rico em proteínas, é recomendado para começar bem o dia. Também é um alimento indicado para quem faz musculação. Isso por conta das proteínas e calorias que fornece para uma baixa porcentagem de gordura.

O alimento não faz mal para a saúde, mas, ainda assim, não há motivos para incentivar a inclusão da banha de porco em dietas saudáveis. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde.