Como escolher os watts?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Qual lâmpada consome menos energia? Aí que entra a potência, os watts indicados nas especificações de cada lâmpada. Para saber qual lâmpada consome menos, divide-se a quantidade de lúmens pela potência dela. A partir disso sabe-se a quantidade de lúmen que uma lâmpada emite a cada watt consumido.

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens.

Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

LED. Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista: 80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W ...

Mais watts não significam mais potência
O número de watts indica a quantidade de energia gasta pela lâmpada. Tanto que se você analisar, os modelos LED possuem uma quantidade de watts muito menor do que o visto em outros tipos de lâmpadas. Dessa forma, fique atento.

Iluminam até 120cm de área plana; Spots 7W — Foco de luz amplo responsável por uma iluminação mais intensa e uniforme. Iluminam até 150cm de área plana. Além disso, preste atenção para saber se a lente de seu spot é fosca ou clara/transparente.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Conclusão: a lâmpada de 100 W irá brilhar menos do que a lâmpada de 60W, porque a de 100W receberá menos potência (menos corrente e tensão)."

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

A potência de um carregador, medida em W, que quer dizer watts de potência, é a corrente (medida em amperes ou miliamperes) multiplicada pela tensão (medida em volts).

Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais potente e assim por diante. O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo.

Alto-falantes: Woofer: A potência de um Woofer pode variar de 80 a 5.000 Watts RMS. Subwoofer: A potência de um Subwoofer pode variar de 80 a 5.000 Watts RMS. Tweeter: A potência de um Tweeter pode variar de 20 a 200 Watts RMS. Mid-range: A potência de um Mid-range pode variar de 50 a 200 Watts RMS.

Vamos a um exemplo prático: o ar condicionado de 1200 W – que equivale a 1,2 kW. Se quisermos saber o quanto ele gasta por hora, basta multiplicar a potência (1,2) pelo número de horas (no caso, 1), pelo preço da energia (R$ 0,80). Dá R$ 0,96.

Secador de cabelo de potência = 1500 watts
Se o secador estiver apenas ligado durante 20 minutos (equivalente a 0,33 horas), o secador gasta cerca 0,50 kWh de energia (1,5 kW *0,33h). Se utilizar o secador todos os dias durante 20 minutos, por mês, a energia gasta pelo secador é de 0,50 kWh * 30 dias =15 kWh.