Como escolher o LED certo?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
  4. Confira a capacidade de iluminação. ...
  5. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  6. Cheque a dimerização. ...
  7. Cheque a certificação do Inmetro.

Na hora da escolha da temperatura, a dica geral é: para ambientes calmos e de descanso, como salas, quartos, escolha lâmpadas quentes; para demais ambientes, como cozinha e banheiros, opte por lâmpadas frias. A potência é importante para se certificar de que o ambiente ficará suficiente iluminado com a lâmpada.

Ao fazer as conexões corretas para testar o seu LED, ele deverá se iluminar. Depois de avaliar a leitura obtida na tela, observe o LED em si. Se a leitura estiver normal, mas a luz estiver fraca, é provável que esse LED seja de baixa qualidade. Se o brilho for intenso, esse LED deve ser de alta eficiência.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

Caso seja uma lâmpada de luz de LED amarela, por exemplo, ela será mais econômica e bastante durável, enquanto as incandescentes são as que mais gastam energia.

Os modelos de bulbo e tubulares costumam ter mais lumens, portanto, iluminam mais e são indicadas para banheiros, cozinhas e lugares que precisam de mais luz. Lâmpadas que tenham a partir 700 lúmens são mais recomendadas e podem aumentar o número de lúmens conforme a área que receberá a iluminação.

Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

Levando em conta a explicação do tópico anterior, podemos comparar as diferentes tipos na equivalência de lâmpadas. Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

As luzes mais comuns são a branca e a amarela, sendo que é com estas temperaturas que se trabalha para deixar um local mais aconchegante ou mais “alerta”. Enquanto a primeira proporciona mais contraste e a sensação de um local mais claro, a outra proporciona maior conforto visual.

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará.

Em ambientes muito escuros ou para fazer projeções com as luzes apagadas, vale escolher modelos entre 500 e 2.000 lúmens de brilho. Quanto mais escuro for o local, menor pode ser a quantidade de lúmens. Agora, para locais com muita iluminação, a recomendação é escolher aparelhos com, no mínimo, 3.000 lúmens.

Ou seja, uma necessidade de aproximadamente 100-200 lux (lx) para a iluminação principal. Em uma sala de 20 m2, são necessários 2.000 a 4.000 lumens. Para obtê-los, a potência cumulativa de todas as lâmpadas LED instaladas deve ser entre 20 W e 40 W.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Normalmente, a famosa “luz fria”, que encontramos em escritórios, cozinhas e empresas, é entre 6000K e 6500K. Lâmpadas com essa temperatura emitem a cor da luz do dia, sendo indicada para locais de produtividade. Já a luz quente, muito utilizada em ambientes mais casuais e acolhedores, é entre 2000K e 3500K.

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

Lâmpada alta potência com 150W LED para galpões industriais, garagens, e outros espaços amplos. Emite luz branca com 6500K de temperatura de cor e 13500 Lumens de fluxo de iluminação. Lâmpada alta potência LED modelo 60755 da Embuled. Com base E27 e adaptador para E40.