Como escolher laranja no supermercado?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A consistência deve ser igual em toda a fruta, um lado não deve ser mais mole que o outro. Quanto mais laranja a casca, mais doce. Para as laranjas de casca amarelo-forte, as manchas de cor marrom mostram que estão doces e com mais suco. Confira se a fruta está macia e sem pontos de bolores na casca.

Laranja-lima
A laranja-lima é a opção menos ácida entre as variedades dessa fruta cítrica. Por seu sabor doce e suave, esse tipo está entre os preferidos das crianças e costuma ser usado na introdução alimentar de bebês.

1 Laranja pêra
Por ter se adaptado muito bem ao clima, ela é produzida em todo país. O fácil cultivo e acesso fazem dela a campeã. No entanto, ela tem outro diferencial: sua doçura. Apesar de ser uma das mais pequenas, o suco natural da laranja pêra agrada ao paladar de todos por ser doce e um pouco ácido.

Pelo peso: dê preferência às laranjas mais pesadas, que indicam a presença de mais suco no interior.

Se o suco for adoçado com açúcar, a quantidade de glicose se eleva ainda mais. Esses açúcares são facilmente absorvíveis e, quando em excesso, desequilibram o organismo, aumentando o risco de desenvolver sobrepeso, diabetes, doença hepática gordurosa, resistência à insulina, entre outras.

Laranja-pera
Costuma ser menor que os demais tipos e com gosto bem adocicado, o que a torna a preferida para fazer suco.

A laranja-azeda, laranja-da-terra ou laranja kunzite (Citrus aurantium) é uma espécie de citrino da família Rutaceae. Contém vitamina C, minerais como o potássio e fibras alimentares como a pectina.

Além de ser deliciosa, a laranja lima é perceptível por seus benefícios para uma vida saudável em virtude de suas características nutritivas. Ela possui grandes atributos para o sistema corporal, auxiliando na prevenção de diversas doenças, e restituindo vitaminas essenciais.

Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.

Para produzir um ótimo suco, você poderá utilizar a laranja-pêra. É muito provável que ela seja o tipo mais conhecido e utilizado no Brasil, visto que é cultivada em diversas regiões do país. No mercado é muito fácil de identificá-la, visto que seu tamanho é menor do que as outras.

vitamina C

O amarelo é o mais concentrado (cerca de 201 mg para cada 100 g). Ele é delicioso e ainda contém aproximadamente 71 mg de vitamina C para cada 100 g. São 42 mg de vitamina C para cada 100 g do alimento. 100 g possui cerca de 76,9 mg do nutriente.

Para produzir um ótimo suco, você poderá utilizar a laranja-pêra. É muito provável que ela seja o tipo mais conhecido e utilizado no Brasil, visto que é cultivada em diversas regiões do país. No mercado é muito fácil de identificá-la, visto que seu tamanho é menor do que as outras.

A laranja-lima costuma ser maior que a laranja-pera, com a casca lisa e amarelada ou alaranjada. Seu sabor é mais adocicado por ser menos ácida que outras variedades de laranjas.

A principal diferença é o sabor. Basicamente, as centenas de tipos de laranja pertencem a duas espécies diferentes. A primeira delas, a Citrus sinensis, reúne as laranjas doces, como a lima, a bahia, a pêra e a seleta. Todas elas são apreciadas no preparo de sucos, doces ou no consumo puro.

Em torno de dois quilos, ou seja, dez laranjas, fazem um litro do suco. Contando com essas estimativas, um copo de 300 ml de suco de laranja, que é feito com três frutas, custando assim 90 centavos de laranja.

A laranja seleta é rica em vitamina C – um poderoso antioxidante que ajuda no fortalecimento do sistema nervoso, na formação dos ossos e dentes e no combate ao envelhecimento, além de vitamina A – excelente para a saúde dos olhos – e vitaminas do complexo B, além de conter cálcio, fósforo e ferro.